fbpx
Início > A 472ª Festa de Nª Sª da Vitória movimenta o Centro Histórico nesta semana

A 472ª Festa de Nª Sª da Vitória movimenta o Centro Histórico nesta semana


Neste ano, o tema escolhido é “Senhora da Vitória, Mãe da Esperança”. O ponto culminante da festa religiosa é nessa sexta-feira (8), feriado municipal de Vitória (ES)


A Catedral Metropolitana de Vitória (ES), localizada na Cidade Alta, no Centro Histórico, iniciou nesta última sexta-feira (1º), à programação especial dos festejos de 2023 da 472ª Festa de Nossa Senhora da Vitória. Neste ano o tema é “Senhora da Vitória, Mãe da esperança”. O título, segundo a Arquidiocese, evoca a virtude teologal da esperança. Atitude que os devotos de Nossa Senhora podem enxergar como exemplo para as suas vidas.

A festa de Nossa Senhora da Vitória, abriu o mês de setembro, tendo sido iniciada neste último dia 1º e vai prosseguir até a próxima sexta-feira, dia 8, feriado municipal da Capital capixaba. A programação da Festa conta com Missas, momentos devocionais, apresentações artísticas e o 5º Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens. Além de Padroeira da capital capixaba, Nossa Senhora da Vitória é padroeira de toda a Arquidiocese.

Neste ano, a Festa recebe algumas paróquias de Vila Velha com seus respectivos padres que irão presidir as Missas do Oitavário, sempre às 18h. Antes das Missas do Oitavário, haverá um momento devocional a Nossa Senhora com a reza do Terço, às 17h20. A condução da reza será realizada pelas comunidades que formam a paróquia Nossa Senhora da Vitória. Mais uma vez a Imagem da Padroeira localizada no presbitério, vai descer para ficar mais próxima dos seus devotos que poderão também fazer seus atos de devoção.

Um outro evento muito aguardado e consolidado dentro dos festejos da padroeira da Arquidiocese é o Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens, que está na sua 5ª edição. O evento, acontecerá no sábado dia 02, a partir das 15h, com palestra, confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento e claro a reza do terço pelos homens do Movimento que vêm de várias paróquias. O encontro é aberto para todos os homens e a expectativa de público é grande.

Carro aberto e ornamentado percorrendo o Centro Histórico de Vitória

No dia 8, dia da Padroeira, a Imagem Peregrina percorrerá, em carro aberto e ornamentado, as principais ruas e avenidas da Cidade de Vitória. A concentração será às 15h, na Praça da Catedral. Qualquer veículo poderá acompanhar o cortejo e tornar a carreata de Nossa Senhora ainda mais bela.

Antes, às 9h, haverá a Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Vitória e concelebrada por outros bispos do Espírito Santo, além do clero da Arquidiocese de Vitória. Nesta mesma ocasião, a Igreja vai ganhar mais dois padres, isso porque os diáconos Lucas e Jonathan, serão ordenados presbíteros. Quem não puder participar poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal da Catedral no Youtube.

A Missa de Encerramento será às 17h presidida pelo cura e Pároco Padre Renato Criste Covre e concelebrada pelo vigário Padre Ruan Coutinho e outros padres, com a participação do coral da Catedral e das comunidades que integram a paróquia Nossa Senhora da Vitória.

Após as Missas nos dias de Oitavário, a programação continua com cantina na praça da Catedral e em algumas noites com apresentações especiais. Já na abertura, dia 1º, o “Concerto de Ave-Marias”, com o coral da Catedral, sob a regência do Maestro Marcio Neiva, às 19h30.

Nesta terça-feira, dia 5, acontece a entrega do Prêmio Palma da Vitória, promovido pelo Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese. No feriado da independência, dia 07, às 19h30 o grupo Lauda Homines promete emocionar o público com canções religiosas. O grupo é formado por rapazes que têm o dom da voz e costumam já cantar nas Missas da Catedral, informa a Catedral Metropolitana. Todas as notícias sobre os festejos comemorativos à 472ª Festa de Nossa Senhora da Vitória podem ser acompanhas nas redes sociais da Catedral de Vitória, além dos meios de comunicação da Arquidiocese de Vitória.