A empresa portuguesa Energia de Portugal (EDP), que explora a distribuição de energia elétrica para 70 dos 78 municípios do Espírito Santo, está confiante de que o Governo Lula vai renovar o contrato de fornecimento por mais 30 anos. O Contrato 001/1995 assinado no primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), vai completar 30 anos e se encerra no dia 17 de julho de 2025.
“Estamos com um processo muito bem conduzido pelo Ministério de Minas e Energia quanto a renovação da EDP Espírito Santo e confiamos nas instituições brasileiras para que a renovação não onerosa das concessões aconteça e seja pensada em benefício dos clientes”, disse o o presidente da EDP no Brasil, João Marques da Cruz durante a Durante a abertura do XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023, na noite desta última terça-feira (07), no Pavilhão de Carapina, na Serra (ES).
Empresa quer ‘prorrogação não onerosa’
“A distribuição de energia precisa de investimento para enfrentar os eventos climáticos extremos e para a capacitação de pessoas nessa frente. Acreditamos que esse enfrentamento só é possível através do investimento de capital e da prorrogação não onerosa das distribuidoras”, completou o executivo. As noramas que vão regular a renovação constam da Nota Técnica do Ministério das Minas e Energia Nº 14/2023/SAER/SE., que pode ser conferida clicando neste link.
A Nota Técnica cita a relação de concessionárias que atuam na distribuição de energia elétrica no Brasil, entre 2025 e 2031. Na listagem consta que a portuguesa EDP vai ter que passar pelo processo de renovação de concessão em São Pauylo, cujo Contrato 202/1998 vai vender em 223 de outubro de 2028.
Ao lado do dirigente da empresa portuguesa, no evento, estava o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), o ex-presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), ex-deputado federal e atual presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) Marcos Madureira e o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ricardo Tili.
Casagrande enaltece o setor de energia
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, enalteceu o setor de energia e ressaltou o quanto o tema é importante para toda a sociedade. “Este evento é uma oportunidade única para trocar conhecimentos, debater desafios e buscar soluções inovadoras para o setor energético. Podemos compartilhar experiências e aprender com renomados especialistas e profissionais presentes no Sendi 2023. Tenho certeza de que essa jornada será enriquecedora e inspiradora, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e eficiente do setor elétrico no Brasil e, principalmente, no Espírito Santo, que tem se tornado referência em energias renováveis”.
O evento se estende até nesta sexta-feira (10) com uma ampla programação, mesas redondas sobre temas do setor, apresentação de mais de 220 trabalhos técnicos, pitchs com mais de 20 startups, ExpoSendi com 150 empresas participantes, além do tradicional Rodeio Nacional dos Eletricistas, com a participação de 15 equipes de vários estados brasileiros. No local, foi montado um palco de 70 metros para receber a cerimônia e outras programações do evento, com previsão de reunir mais de 3,5 mil participantes.
Sendi
Realizado desde 1962, o Sendi é o maior evento de distribuição de energia da América Latina e pretende apresentar as principais inovações do setor, com destaque para soluções sustentáveis e de alta qualidade. As tendências de digitalização, descarbonização e descentralização são relevantes para o setor, pois dizem respeito à transição energética.
Realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, pelo Instituto Abradee e tendo a EDP como anfitriã, o Sendi 2023 ocupará mais de 20 mil metros quadrados, no Parque de Exposições de Carapina, e abrigará a ExpoSendi, uma exposição do segmento de energia; uma arena silenciosa com palestras simultâneas de especialistas renomados, apresentação de trabalhos técnicos, o espaço Inovação e o Rodeio Nacional dos Eletricistas.
O eixo central do evento será o ESG (Environmental, Social and Governance), abordando cases e práticas ambientais, sociais e de governança, com temas relacionados às macrotendências de transformação do setor de energia. Em pauta, conteúdos como gestão inteligente da rede; soluções para clientes; tendências e fomento à inovação; sustentabilidade do negócio UND; e liberalização do mercado.
Municipios capixabas sob a concessão da EDP
Área de Concessão EDP Espírito Santo
1 Afonso Cláudio
2 Água Doce do Norte
3 Alegre
4 Alfredo Chaves
5 Anchieta
6 Apiacá
7 Aracruz
8 Atílio Vivácqua
9 Baixo Gandu
10 Barra de São Francisco
11 Boa Esperança
12 Bom Jesus do Norte
13 Brejetuba
14 Cachoeiro de Itapemirim
15 Cariacica
16 Castelo
17 Colatina
18 Conceição da Barra
19 Conceição do Castelo
20 Divino de São Lourenço
21 Domingos Martins
22 Dores do Rio Preto
23 Ecoporanga
24 Fundão
25 Guaçuí
26 Guarapari
27 Ibatiba
28 Ibiraçu
29 Ibitirama
30 Iconha
31 Irupi
32 Itaguaçu
33 Itapemirim
34 Itarana
35 Iúna
36 Jaguaré
37 Jerônimo Monteiro
38 João Neiva
39 Laranja da Terra
40 Linhares
41 Mantenópolis
42 Marataízes
43 Marechal Floriano
44 Mimoso do Sul
45 Montanha
46 Mucurici
47 Muniz Freire
48 Muqui
49 Nova Venécia
50 Pedro Canário
51 Pinheiros
52 Piúma
53 Ponto Belo
54 Presidente Kennedy
55 Rio Bananal
56 Rio Novo do Sul
57 Santa Leopoldina
58 Santa Maria de Jetibá
59 Santa Teresa
60 São José do Calçado
61 São Mateus
62 Serra
63 Sooretama
64 Vargem Alta
65 Venda Nova do Imigrante
66 Viana
67 Vila Pavão
68 Vila Valério
69 Vila Velha
70 Vitória
Serviço: XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023
Data: de terça (07) a sexta-feira (10)
Local: Pavilhão de Carapina, no Espírito Santo
Atrações: ExpoSendi; seminários com palestrantes nacionais e internacionais; apresentação de trabalhos técnicos e de startups e seus trabalhos de inovação; Rodeio Nacional dos Eletricistas; Carta de Vitoria, entre outros
Informações e inscrições: www.sendi.org.br
Realização: EDP e Instituto Abradee