A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) está com inscrições abertas relativas a dois editais. Um deles é para o Programa Institucional de Iniciação Científica 2024/2025 (Piic), voltado para estudantes de graduação da Ufes. O outro é o edital para recém-doutores ou recém-contratados da Ufes. Inscrições serão aceitas até o dia 24 de junho.
Iniciação científica
No caso do Piic, a inscrição do subprojeto tem que ser feita pelo orientador. A novidade deste ano é que os técnico-administrativos em educação também podem apresentar subprojetos, desde que estejam vinculados a projetos coordenados por docentes. No ato de submissão da proposta de subprojeto é possível já indicar ou não os estudantes vinculados à pesquisa.
As inscrições devem ser efetuadas por meio do preenchimento dos formulários eletrônicos disponíveis no Sistema Acadêmico de Pesquisa (SAPPG), utilizando a senha única de acesso do Portal do Professor ou Portal do Servidor, conforme vinculação institucional do candidato enviada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
O Piic da Ufes é dividido em dois subprogramas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). A diferença entre eles é que, no Pibic, os alunos recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 700; já no Pivic, os estudantes são voluntários.
As bolsas serão distribuídas entre as oito áreas do conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes.
Na distribuição das bolsas Ufes e FAP será dada prioridade para estudantes pretos, pardos e indígenas ou que possuam renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.
Na edição de 2023, foram inscritos 1.615 subprojetos por 823 professores, o que representou um recorde de participação.
“O Piic é importante para viabilizar a participação dos estudantes nos projetos de pesquisa desenvolvidos na Ufes e a sua capacitação técnico-científica em níveis de maior complexidade. Visa favorecer o seu desenvolvimento na instituição, despertar o interesse e prepará-los para a pós-graduação. Temos vários casos de estudantes que ingressaram na pós depois de terem participado da iniciação científica”, afirma o diretor de Pesquisa da PRPPG, Sergio Lins.
Recém-doutores e recém-contratados
A chamada para financiamento de projetos de pesquisa voltada para recém-doutores e recém-contratados pela Ufes também tem seu prazo de inscrição até o dia 24 de junho. É importante lembrar que o professor deverá cadastrar o projeto com o mesmo título também no Programa de Iniciação Científica, pois haverá bolsa para estudante para quem tiver o projeto selecionado.
São considerados recém-doutores os docentes que tenham obtido o grau de titulação há menos de três anos. Os recém-contratados também devem ter três anos como integrantes do quadro permanente da Ufes. O apoio para os professores selecionados nesse edital terá o valor máximo, por proponente, de R$ 4 mil, a ser disponibilizado em diárias, reembolso de taxas de inscrição de eventos e reembolso de taxas de publicação em periódicos.
“O recém-doutor/recém-contratado é um edital muito importante para docentes que estão chegando à Ufes, favorecendo a sua inserção nos grupos de pesquisa existentes na Universidade e nos programas de pós-graduação. Temos docentes que participaram do edital anterior e, após isso, ingressaram no corpo docente de um PPG, por exemplo”, afirma Lins.