fbpx
Início > Academia Marataizense de Letras realizará evento da cultura popular em março

Academia Marataizense de Letras realizará evento da cultura popular em março


O V Encontro de Grupos Foclóricos e de Danças Típicas vai ocorrer na Praça central de Marataízes (ES), através de uma realização da Academia Marataizense de Letras, com produção e organização de Bárbara Pérez


Caxambu de Pedra Branca Vargem Alta, é um dos grupos participantes do evento | Imagem: Divulgação

Segundo a produtora e organizadora, Bárbara Pérez, o evento se encontra em sua quinta edição e “tem grande repercussão de público, de excelente produção e que envolve grupos folclóricos de todo o Estado”. E assinala que, por decisão da produção, foi organizado para este ano apresentações folclóricas e típicas, para acontecer durante as comemorações da tradicional “Festa das Canoas”, que completa 113 anos.

Grupo Holland Dans -Santa Maria de Jetibá também estará presente no V Encontro | Imagem: Divulgação

“Oportunizando o público em geral, apreciar a nossa cultura popular, reunida em um só encontro: Jongo, Caxambu, Folia de Reis, Sanfoneiros, Grupos de povos originários da Aldeia de Aracruz, e de Danças: Ventre, Holandesa, Pomerana, Espanhola, Indiana, Carimbó. Esses grupos de várias comunidades, se apresentarão de forma gratuita, contando com a colaboração de seus municípios com o transporte”, informou.

Folias de Reis São Sebastião de Afonso Cláudio é outro grupo participante | Imagem: Divulgação

Homenagem

“A produção do evento, prestará justa e merecida homenagem aos grupos, através de seus representantes, outorgando-lhes, o ‘Título de Honra ao Mérito Raul Sampaio Cocco’ e as personalidades de destaque no cenário cultural de Marataízes e do Estado, que incentivam e fortalecem as nossas tradições com a outorga da Honraria ‘Comenda Raul Sampaio Cocco’ e o encerramento com a confraternização e o lanche para os componentes dos grupos”, prossegue a produtora e organizadora.

A festa das Canoas é tradicional religiosa e de pescadores, completando este ano, 113 anos de existência e começa no dia 9 de março, com várias atrações culturais, artísticas e ações religiosas, como as procissões, terrena e fluvial. “O seu encerramento é no dia 12 de março, portanto, na bela manhã de domingo, com a tradicional procissão fluvial, que desde as edições anteriores, vem se destacando pela beleza, fé e tradição”, acrescenta.

“Portanto, a instituição acadêmica, considerando a importância da festa religiosa e cultural e, em parceria com a Coordenação da Igreja Nossa Senhora da Penha, que se localiza no centro de Marataízes, a Secretaria de Municipal de Cultura e o grupo de Jongo Maria Preta e Zé Porto, realizará esta edição do ‘V Encontro de Grupos Folclóricos’, no dia 11 de março a partir dás 16 horas”, continua.

Grupo Lan Der Berge de Afonso Cláudio vai estar presente no evento | Imagem: Divulgação

Resgate de raízes históricas

O evento folclórico da cultura popular, incluído nas programações da Festa das Canoas, segundo a organização, é um resgate das raízes históricas e folclóricas, não só do Vale do Itapemirim, mas, de todo o Estado. Proporcionando aos grupos e as danças típicas um encontro histórico, onde a população conhecerá as histórias de cada grupo, narradas pelos seus mestres/mestras e coordenadores e oportunizando conhecer suas tradições e as danças, que farão uma releitura de suas trajetórias de vivências e afazeres de cada comunidade, que estarão representando.

“Vale informar que o encontro contará com vários grupos, desde o Jongo – pai do samba, resgatado em Marataízes em 2017, versando sobre todos os demais grupos com suas riquezas e encantos, até aos sanfoneiros de igual valor para o incentivo de nossa cultura popular. Importante ressaltar, que contido em seu artigo primeiro, a entidade acadêmica, prioriza a valorização do folclore popular e de grupos tradicionais e originários, incentivando e fomentando esses encontros, para que essa geração de jovens, adolescentes e principalmente alunos, tenham a oportunidade de conhecer a história de seus ascendentes, principalmente a origem de nossos antepassados, suas dores, lutas, ritos, religiosidade e resistências e que movidos por esses sentimentos, deram origem a nossa cultura popular. Um povo sem cultura e história é um povo sem identidade”, finaliza Bárbara Pérez.

Programação:

V Encontro de Grupos Folclóricos e de danças típicas

Homenageados

“Comenda Raul Sampaio Cocco

  • Dr. Getúlio Marcos Pereira Neves (Juiz de direito e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do ES)
  • Pároco Josimar Azevedo Pirovani (Santíssima Trindade de Marataízes)
  • Estefane Antônio Santolini (Imigrante da Itália – familiares Santolini)

Títulos de Honra ao Mérito Cultural:

 “Raul Sampaio Cocco”

Outorga: Aos mestres, mestras e coordenadores dos grupos.

Os grupos, as danças e suas histórias:

  • Estefane Antônio Santolini e sua sanfona
  • Cantora Maria Gabriela e senhor Canário na sanfona
  •  Jongo Mestre Bento de Itapemirim
  • Caxambu do Horizonte de Alegre
  • Caxambu Andorinhas de Jerônimo Monteiro
  • Ana Caroline Sabatini (Piúma) e participação de Catarina Mais – Samba de roda
  • Jongo Maria Preta e Zé Porto de Marataízes, participação especial de alunos da Escola Estadual José Veiga de Marataízes
  • Bailarina Bianca Campagnoli de Vitória, dança flamenca
  • Caxambu Santa Cruz de Monte Alegre (Cachoeiro do Itapemirim) Mestra Dona Maria Laurindo Adão
  • Folia de Reis São Sebastião de Afonso Cláudio, Mestre Francisco Manto
  • Folia de Reis dos Três Reis Mago e Mártir São Sebastião de Jerônimo Monteiro- Mestre Marlon
  •  Bailarina Bianca Campagnoli – Dança do Ventre
  • Grupo Holland Dans (Pomerano) de Santa Maria de Jetibá- Coordenadora e vereadora Ivone Schliwe Guilherme
  • Folia de Reis Estrela de Belém de Jerônimo Monteiro – Mestre Manoel Vitor
  • Bailarina Bianca Campagnoli – Dança Indiana
  • Grupo de danças indígenas de Aracruz- Coordenador Professor Jocelino Tupinikim Quiezza
  • Grupo de danças folclóricas alemã – Lan Der Berge – de Afonso Cláudio- Coordenadora Jayane Schulz de Souza
  • Grupo de Danças de Alunos da Escola Quilombola de Graúna – Dança carimbó.

Serviço:

Agradecimentos:

Paroquia Santíssima Trindade de Marataízes, Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes, Padaria Nil Regi, SISMAPKI (Sindicato dos servidores de Marataízes/Piúma e Presidente Kennedy), CEEJA CI – Centro de Ensino Estadual de Jovens e Adultos.

Apoio: Funcultura, Secult –  Secretaria Estadual de Cultura.

Local: Praça central de Marataízes/ES

Data:  11 de março de 2023 – sábado

Horário: Abertura às 16 horas em ponto

Produção e organização: Bárbara Pérez

Realização: Academia Marataizense de Letras.