O resultado reflete uma tendência de consumo na América Latina.

O estudo Global Consumer Insights Program, conduzido pela empresa holandesa Innova Market Insights, revelou que 64% dos consumidores latino-americanos planejam consumir mais produtos com redução de açúcar, gordura e sal em vez dos itens tradicionais. Essa tendência de consumo foi vista também nos relatórios de vendas da Doces Fardin, agroindústria de doce de banana de Vargem Alta (ES), neste ano.
A empresa registrou um crescimento de quase 100% na comercialização de doces de banana tradicional sem açúcar no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado influenciou um crescimento geral de vendas de 20% nos três primeiros meses.
Comportamento do consumidor e estratégias comerciais
Para o gerente comercial da Doces Fardin, Rian Tomasini Fardin, os números são fruto de uma combinação de fatores: o comportamento do consumidor e as estratégias comerciais e de marketing desenvolvidas pela empresa.
“Percebemos que cada vez mais pessoas estão mais bem informadas e adotando um estilo de vida mais saudável, com a prática de exercícios e a ingestão de alimentos mais nutritivos. Por isso também criamos estratégias de vendas focadas nos nossos doces de banana sem açúcar. Patrocinamos eventos esportivos, aumentamos nossa equipe de representantes comerciais, criamos campanhas promocionais e intensificamos a divulgação do produto nas redes sociais”, conta o gerente.
Atualmente, a Doces Fardin conta com um mix de 40 produtos, sendo oito deles na versão sem açúcar, o que representa 20% do total. A linha zero conta com três opções de sabores – tradicional, goiabada e açaí – e é responsável por 15% das vendas da empresa. “É um destaque expressivo e vamos continuar investindo.”