O líder indígena, ambientalista, filósofo, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras Ailton Krenak estará no campus de Goiabeiras da Ufes na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, para ministrar duas conferências. A primeira delas será no seminário IV Ecologias Insubmissas: ideias para adiar o fim do mundo. Depois, Krenak falará em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes).
O Ecologias Insubmissas acontecerá no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), das 8 às 17 horas, com a participação de indígenas de Aracruz, artistas independentes, professores e estudantes da Universidade. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas e pelo Projeto de Extensão Narradores da Maré, com realização da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes).
De acordo com o líder do grupo de pesquisa e coordenador do projeto de extensão, Soler Gonzalez, a intenção é trazer para a sociedade o debate sobre uma educação ambiental antirracista, nos contextos da produção de conhecimento e em práticas pedagógicas, curriculares e de formação de professoras e professores.
“Convidamos o Ailton Krenak na intencionalidade de contribuir com a sociedade capixaba com o debate científico, educativo e político acerca das problemáticas ecológicas e suas interrelações com a Educação Ambiental antirracista e a Educação das Relações Étnico-Raciais, compartilhando nesse evento tanto as demandas invisibilizadas como as experiências, resistências e reexistências cotidianas dos que vivem de modo mais intenso os efeitos da crise climática: comunidades tradicionais, rurais, indígenas, periféricas e quilombolas”, destaca.
A realização do seminário tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Centro de Educação, do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE), do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Prolind/Ufes) e da Superintendência de Educação a Distância (Sead/Ufes).
Conferência
Após o evento no CCE, às 18 horas, Ailton Krenak participará da conferência Futuro Ancestral, que será realizada em frente à sede do Sintufes. A atividade é aberta à comunidade externa e interna, não sendo necessário fazer inscrição.
Veja a programação do seminário Ecologias Insubmissas:
• 8h-8h30: Credenciamento e frequência
• 8h30-9h: Abertura oficial do evento
• 9h-9h30: Momento cultural ViaSlam com a poesia de Adrielly Franklin, Jamilly Preta e Bartô
• 9h30-12h: Mesa Mulheres Insubmissas com a indígena Alzenira Marques; a quilombola Genilda Cassiano; a militante do Movimento Negro Ana Paula Rocha; e a professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE) do Centro de Educação da Ufes Andreia Ramos
• Momento cultural
• 12h-14h: Almoço
• 13h30-14h: Credenciamento e frequência
• 14h-15h: Momento cultural com indígenas de Aracruz: Jovens Guarani Aty Ayu Retxakã e Grupo Tupinikim da Aldeia de Caieiras Velha
• 15h-16h30: Conferência com Ailton Krenak
• 16h30-17h: Encerramento com momento cultural; presença do músico e professor Gessé Paixão, representando a eletiva Lado Negro da Força, e do rapper Real Kauã
Texto: Dhébora Molina (bolsista de projeto de Comunicação)