A fabricante suíça Nestlé do Brasil comunica que está recolhendo “voluntária e preventivamente” alguns lotes de Meu Primeiro Lanchinho, marca Mucilon, por estarem contaminados com fungos “Aspergillus flavus” e “A. parasiticus”. Os fungos causam problemas no fígado
A constatação pelo próprio fabricante de que o seu produto voltado para consumo por crianças, o Meu Primeiro Lanchinho, marca Mucilon, Snack Morango e Banana e o mesmo artigo com sabor Laranja e Banana tinham a “presença de aflatoxina em níveis acima do estabelecido pela legislação vigente, levou à retirada do mercado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Sesa-SP), a “aflatoxicose é uma intoxicação resultante da ingestão da aflatoxina em alimentos e rações contaminadas”.
De acordo com a Sesa-SP, “as aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus.” E prossegue: “Estudos mostram que esta aflatoxina requer ativação do metabolismo para exercer efeito carcinogênico e estes efeitos podem ser modificados pela indução ou inibição das funções combinadas do sistema de oxidase.”
Riscos à saúde
Segundo a nota divulgada pela Nestlé, o recolhimento está restrito aos lotes e produtos e está sendo realizado coordenadamente com as autoridades. “Nenhum outro produto ou lote está afetado por esse recall”, diz a multinacional. A íntegra do comunicado oficial se encontra neste link.
A própria Nestlé diz em seu comunicado quais são os riscos de um bebê de oito meses que tenha ingerido o “Meu Primeiro Lanchinho” contaminado: “A intoxicação por aflatoxinas pode apresentar-se de duas formas: aguda (quando há ingestão de altas quantidades em período curto) ou crônica (quando há ingestão prolongada e contínua).”
“De acordo com as análises laboratoriais realizadas pela Nestlé, as quantidades de aflatoxina encontradas nos produtos estão muito abaixo da quantidade necessária para causar qualquer reação aguda e imediata. A esse respeito, a Nestlé esclarece que para a intoxicação aguda, seria necessário o consumo diário de 18kg de produto (ou 508 pacotes de 35g) por um período de 1 a 3 semanas. Portanto, não se prevê toxicidade aguda para os consumidores-alvo”, continuou.
A Nestlé informa que todos os produtos afetados tiveram sua distribuição e comercialização suspensa e serão destruídos. A empresa garante que outros produtos da linha Mucilon não foram afetados. “Nenhum outro produto será afetado por esse recall. Apenas produtos Meu Primeiro Lanchinho Mucilon, comercializados sob a marca Mucilon, em pacotes de 35g, nos sabores Morango & Banana e Laranja & Banana”, atesta a empresa.
Quais os lotes contaminados: