fbpx
Início > Alunos de Baixo Guandu (ES) usam Matemática nos esportes

Alunos de Baixo Guandu (ES) usam Matemática nos esportes


“Com esse tipo de abordagem interdisciplinar, nossa escola reafirma seu compromisso com uma educação conectada à realidade dos estudantes, em que o aprendizado acontece de forma significativa e prazerosa”, diz o professor Flávio Antônio de Freitas


Alunos de Baixo Guandu (ES) usam Matemática nos esportes | Foto: Divulgação/Sedu-ES

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Doutor Jones dos Santos Neves, localizada no município de Baixo Guandu, tem promovido, ao longo deste primeiro trimestre letivo, atividades esportivas integradas ao raciocínio lógico. A proposta busca demonstrar, de maneira prática e lúdica, como os conceitos matemáticos estão presentes no dia a dia dos alunos — inclusive em partidas de futebol.

Sob a orientação dos professores de Educação Física, Wilson Salume Marino, e de Matemática, Flavio Antônio de Freitas, os estudantes calcularam a média de acertos de chutes ao gol, mediram a velocidade média da bola em um percurso de 10 metros e analisaram estatisticamente os passes realizados em duplas, considerando quantos conseguiam fazer sem deixar a bola cair. Os dados coletados estão sendo organizados em tabelas e analisados com o apoio de fórmulas matemáticas.

Conceitos de matemática utilizados em atividades rotineiras

“Quando utilizamos situações do cotidiano, como uma partida de futebol, os estudantes conseguem perceber a presença dos conceitos matemáticos em atividades que fazem parte da rotina deles. Isso torna o aprendizado mais significativo e estimula o interesse pela disciplina”, explicou o professor Wilson Salume Marino.

Já segundo o professor Flávio Antônio de Freitas, a atividade contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio matemático, incluindo a análise e a interpretação de dados, além de incentivar o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

“Com esse tipo de abordagem interdisciplinar, nossa escola reafirma seu compromisso com uma educação conectada à realidade dos estudantes, em que o aprendizado acontece de forma significativa e prazerosa. Afinal, como mostrou a atividade, aprender Matemática pode ser tão empolgante quanto marcar um gol”, destacou o docente de Matemática.