fbpx
Início > Alunos de Colatina (ES) constroem modelos tridimensionais

Alunos de Colatina (ES) constroem modelos tridimensionais


Atividade proporcionou aos alunos uma compreensão mais ampla dos conceitos discutidos em sala de aula


Alunos de Colatina (ES) constroem modelos tridimensionais | Foto: Divulgação/Sedu-ES

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, localizada no município de Colatina, realizou, no decorrer do mês de fevereiro, o projeto “Geografia das Emoções: Mapeando Sentimentos e Lugares do Afeto”. A iniciativa buscou, por meio da aplicação de geotecnologias, principalmente da cartografia digital, identificar padrões emocionais associados a diferentes locais, momentos e situações marcadas por memórias afetivas e sentimento de pertencimento.

O professor de Geografia e idealizador da ação, José Augusto Pires da Luz, explicou que a atividade proporcionou aos alunos uma compreensão mais ampla dos conceitos discutidos em sala de aula, além de oportunizar a construção de modelos tridimensionais para melhor visualização e análise espacial.

Geotecnologias

“As geotecnologias estão presentes em nosso cotidiano e constituem um instrumento imprescindível para o ensino da Geografia. Da mesma forma, as tecnologias propiciam condições e um cenário favorável à alfabetização cartográfica e ao fortalecimento do sentimento de pertencimento com lugares de afeto”, afirmou o docente.

Desse modo, foram utilizadas ferramentas tecnológicas, como os aplicativos Google Maps e Global Mapper, permitindo que os estudantes aplicassem os conhecimentos adquiridos de maneira interativa e contextualizada.

“O projeto ‘Geografia das Emoções’ demonstrou a importância da interseção entre tecnologia e educação, proporcionando aos estudantes não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a valorização de suas vivências e memórias pessoais por meio da Geografia”, destacou José Augusto Pires da Luz.