De um total de 28 aeroportos e helipontos privados fechados no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), há duas área delimitada para pouso, decolagem e movimentação em superfície de helicópteros, que estão no Espírito Santo. Segundo a Portaria Nº 13.708/SIA, a maioria desses 28 aeroportos e helipontos tiveram seu cadastro excluído por razões do vencimento da validade de sua inscrição no cadastro da Agência.
Esse foi o caso do heliponto da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), com o código identificador de aeródromo (CIAD) Nº ES0023 e com as coordenadas geográficas 19° 27′ 57” S, 039° 45′ 30” W. Segundo nota enviada pela Anac a este portal de notícias Grafitti News, as “suas operações já haviam sido interrompidas por no mínimo seis meses, ou seja, estava proibida a operação nessas infraestruturas por no mínimo 180 dias.”
Heliponto nos fundos de mansão, em Fundão (ES) e sem registro
O outro heliponto fechado pela Agência no Espírito Santo chama atenção. Fica localizado em Praia Grande, em Fundão (ES), após a ponte que faz divisa com Nova Almeida, no município da Serra. De acordo com a Anac, esse heliponto está na localização geográfica 20° 02′ 16” S , 040° 10′ 44” W. Ao usar essa coordenada no aplicativo Google Earth, é possível ver o heliponto, que fica nos fundos de uma mansão em Praia Grande, de frente para a praia.
De acordo com a nota enviada pela Anac, o “heliponto de Praia Grande mencionado, conforme disposto na portaria, não consta mais do cadastro da Anac. Na lista de helipontos cadastrados (em Fundão) da Anac, disponível neste link, consta o heliponto Columbia II, inscrito e aberto às operações aéreas conforme a Portaria ANAC nº 206/SAI, de 24/01/2014, que pode ser visualizada neste outro link.
O heliponto citado e que está regular diante da Anac é da Columbia Tec. em Petróleo e Serviços S.A, empresa fornecedora para petrolíferas.