fbpx
Início > Anac fecha dois helipontos no ES, sendo que um nem constava no cadastro da Agência

Anac fecha dois helipontos no ES, sendo que um nem constava no cadastro da Agência

Anac fecha dois helipontos no Espírito Santo, sendo que um nem constava no cadastro da Agência. Acima o de Cacimbas e o de baixo o de Praia Grande, em Fundão | Imagens : Google Earth

De um total de 28 aeroportos e helipontos privados fechados no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), há duas área delimitada para pouso, decolagem e movimentação em superfície de helicópteros, que estão no Espírito Santo. Segundo a Portaria Nº 13.708/SIA, a maioria desses 28 aeroportos e helipontos  tiveram seu cadastro excluído por razões do vencimento da validade de sua inscrição no cadastro da Agência.

Esse foi o caso do heliponto da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), com o código identificador de aeródromo (CIAD) Nº ES0023 e com as coordenadas geográficas 19° 27′ 57” S, 039° 45′ 30” W. Segundo nota enviada pela Anac a este portal de notícias Grafitti News,  as “suas operações já haviam sido interrompidas por no mínimo seis meses, ou seja, estava proibida a operação nessas infraestruturas por no mínimo 180 dias.”

O heliponto de Praia Grande fica aos fundos de uma mansão e foi construído recentemente. Mas não tinha registro na Anac. | Fotos: Google View Street e Google Earth

Heliponto nos fundos de mansão, em Fundão (ES) e sem registro

O outro heliponto fechado pela Agência no Espírito Santo chama atenção. Fica localizado em Praia Grande, em Fundão (ES), após a ponte que faz divisa com Nova Almeida, no município da Serra. De acordo com a Anac, esse heliponto está na localização geográfica 20° 02′ 16” S , 040° 10′ 44” W. Ao usar essa coordenada no aplicativo Google Earth, é possível ver o heliponto, que fica nos fundos de uma mansão em Praia Grande, de frente para a praia.

De acordo com a nota enviada pela Anac, o “heliponto de Praia Grande mencionado, conforme disposto na portaria, não consta mais do cadastro da Anac. Na lista de helipontos cadastrados (em Fundão) da Anac, disponível neste link,  consta o heliponto Columbia II, inscrito e aberto às operações aéreas conforme a Portaria ANAC nº 206/SAI, de 24/01/2014, que pode ser visualizada neste outro link.

O heliponto citado e que está regular diante da Anac é da Columbia Tec. em Petróleo e Serviços S.A, empresa fornecedora para petrolíferas.