fbpx
Início > Analista automobilístico critica Bolsonaro por favorecer ricos, ao zerar imposto sobre carros elétricos

Analista automobilístico critica Bolsonaro por favorecer ricos, ao zerar imposto sobre carros elétricos

O carro elétrico tem preço muito elevado e só pode ser consumido por ricos, mas Bolsonaro isentou os impostos | Foto: Divulgação

Um dos consultores automobilísticos mais respeitado no Brasil, Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting, escreveu um artigo para condenar o benefício que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem dando aos ricos do Brasil, ao zerar o imposto para a compra de carro elétrico. Esse tipo de veículo tem preços abusivos, excessivamente caro e somente são consumidos pela elite econômica do país.

O automóvel elétrico mais barato no Brasil é o Renault Kwid E-Tech, que custa R$ 142.990, mais do dobro do valor do Renault Kwid convencional, que custa R$ 60 mil opu do Fiat Mobi convencial, que custa R$ 61 mil. Os elétricos têm preços distante da realidade do consumidor comum, como o JAC e-JS1, que custa R$ 164.990, enquanto os lançamentos dos elétricos mais recentes, como o Volvo C40 Recharge (R$ 419.990), BYD Tan (R$ 474.619) e BMW iX (R$ 654.950 a R$ 799.950). Os mais caros entre os elétricos são o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, que é vendido por R$ 1.350.090. Todos esses carros são beneficiados com a isenção de impostos.

Benefícios aos ricos, proporcionado por Bolsonaro

No caso dos veículos de passageiros elétricos puros, o imposto zero aplicado hoje aos mesmos significa um benefício às montadoras 2 vezes maior ao benefício que hoje é dado na Alemanha e quase 3 vezes mais do que o ofertado nos EUA”.

“O benefício no Brasil aos veículos elétricos é um dos maiores do mundo e deveriam ser reorientados no curto prazo para os “híbridos flex” e no médio para os Fuel Cell a etanol que trarão reais benefícios aos consumidores e à indústria”, disse Cardamone no seu artigo.

O analista lembra que os subsídios são ofertados pelo Estado, mas pagos pelo contribuinte e para os veículos premium, por exemplo, um benefício de 30% a 40% sobre a Tarifa Externa Comum do Mercosul, que é de 20%, seria de muito bom tamanho. Ele ainda faz a seguinte observação: “Colocaram as fábricas inglesas, alemãs e chinesas no porto de Santos ao custo do frete. Quem pensará em produzir esses veículos aqui se puder trazer de fora com esta equação?”.

“A mobilidade usa a infraestrutura que é paga por todo cidadão. O Rota 2030 é um programa de grande valor, mas cometeu um erro importante ao conjugar para estabelecer imposto de importação “zero” para veículos elétricos e taxas de 2 % a 4% para híbridos que hoje só conseguem ser adquiridos por consumidores de altíssima renda que adquirem veículos super premium”, completou.

Veja quanto custa o carro elétrico vendido no Brasil:

ModeloAutonomiaPotência/TorquePreço 
     
Renault Kwid E-Tech298 km65 cv / 11,5 kgfmR$ 142.990 
Chery Arrizo 5e322 km122 cv / 28,1 kgfmR$ 159.900 
JAC e-JS1300 km62 cv / 15,3 kgfmR$ 164.990 
JAC e-JS1 eXT300 km62 cv / 15,3 kgfmR$ 179.900 
JAC iEV40300 km115 cv / 27,5 kgfmR$ 189.900 
Renault Zoe Zen385 km135 cv / 25,0 kgfmR$ 204.990 
Renault Zoe Intense385 km135 cv / 25,0 kgfmR$ 229.990 
Mini Cooper SE234 km185 cv / 27,6 kgfmR$ 249.990 
Fiat 500 elétrico320 km118 cv / 22,4 kgfm R$ 255.990 
JAC e-JS4420 km150 cv / 34,6 kgfmR$ 264.900 
JAC e-J7402 km192 cv / 34,6 kgfmR$ 264.900 
Peugeot 208 e-GT340 km136 cv / 26,5 kgfmR$ 241.490 
Nissan Leaf389 km149 cv / 32,6 kgfmR$ 297.140 
BMW i3335 km170 cv / 25,5 kgfmR$ 304.950 
Volvo XC40 Recharge Plus P6420 km231 cv / 33,6 kgfmR$ 309.950 
Chevrolet Bolt EV416 km (EPA)200 cv / 36,7 kgfmR$ 317.000 
Citroën e-Jumpy330 km136 cv / 26,5 kgfm R$ 329.990 
Peugeot e-Expert330 km136 cv / 26,5 kgfmR$ 329.990
JAC iEV330p320 km150 cv / 34,6 kgfmR$ 369.990
Volvo XC40 Recharge 418 km408 cv / 67,3 kgfmR$ 409.950
Volco C40 Recharge420 km408 cv / 67,3 kgfmR$ 419.950
JAC iEV750V235 km163 cv / 76,5 kgfmR$ 469.900
BYD Tan EV437 km (Inmetro) 517 cv / 69,4 kgfmR$ 515.890
JAC iEV750 Vip235 km163 cv / 76,5 kgfm R$ 529.900
Porsche Taycan 354 km408 cv / 35,6 kgfmR$ 583.063
Audi e-tron Performance 436 km408 cv / 67,7 kgfmR$ 609.990
Jaguar i-Pace Black470 km400 cv / 69,5 kgfmR$ 628.950
Mercedes-Benz EQC 400416 km408 cv / 77,5 kgfmR$ 629.900
Audi e-tron Sportback Performance446 km408 cv / 67,7 kgfmR$ 639.990
Audi e-tron Performance Black436 km408 cv / 67,7 kgfmR$ 649.990
BMW iX xDrive40476 km326 cv / 64,0 kgfmR$ 654.950
Porsche Taycan 4S333 km530 cv / 65,3 kgfmR$ 659.000
Jaguar i-Pace SE470 km400 cv / 69,5 kgfmR$ 678.950
Audi e-tron Sportback Performance Black446 km408 cv / 67,7 kgfmR$ 679.990
Porsche Taycan Cross Turismo 4389 km476 cv / 51,0 kgfmR$ 685.000
BMW iX xDrive50630 km523 cv / 78,0 kgfmR$ 799.950
Porsche Taycan GTS504 km598 cv / 86,7 kgfmR$ 805.000
Audi e-tron S Sportback380 km503 cv / 99,2 kgfmR$ 839.990
Porsche Taycan Turbo381 km625 cv / 86,7 kgfmR$ 909.000
Audi RS e-tron GT472 km598 cv / 84,6 kgfm R$ 1.025.990
Porsche Taycan Turbo S381 km680 cv / 86,7 kgfmR$ 1.079.000
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+580 km658 cv / 96,8 kgfmR$ 1.350.090