Um dos consultores automobilísticos mais respeitado no Brasil, Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting, escreveu um artigo para condenar o benefício que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem dando aos ricos do Brasil, ao zerar o imposto para a compra de carro elétrico. Esse tipo de veículo tem preços abusivos, excessivamente caro e somente são consumidos pela elite econômica do país.
O automóvel elétrico mais barato no Brasil é o Renault Kwid E-Tech, que custa R$ 142.990, mais do dobro do valor do Renault Kwid convencional, que custa R$ 60 mil opu do Fiat Mobi convencial, que custa R$ 61 mil. Os elétricos têm preços distante da realidade do consumidor comum, como o JAC e-JS1, que custa R$ 164.990, enquanto os lançamentos dos elétricos mais recentes, como o Volvo C40 Recharge (R$ 419.990), BYD Tan (R$ 474.619) e BMW iX (R$ 654.950 a R$ 799.950). Os mais caros entre os elétricos são o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, que é vendido por R$ 1.350.090. Todos esses carros são beneficiados com a isenção de impostos.
Benefícios aos ricos, proporcionado por Bolsonaro
“No caso dos veículos de passageiros elétricos puros, o imposto zero aplicado hoje aos mesmos significa um benefício às montadoras 2 vezes maior ao benefício que hoje é dado na Alemanha e quase 3 vezes mais do que o ofertado nos EUA”.
“O benefício no Brasil aos veículos elétricos é um dos maiores do mundo e deveriam ser reorientados no curto prazo para os “híbridos flex” e no médio para os Fuel Cell a etanol que trarão reais benefícios aos consumidores e à indústria”, disse Cardamone no seu artigo.
O analista lembra que os subsídios são ofertados pelo Estado, mas pagos pelo contribuinte e para os veículos premium, por exemplo, um benefício de 30% a 40% sobre a Tarifa Externa Comum do Mercosul, que é de 20%, seria de muito bom tamanho. Ele ainda faz a seguinte observação: “Colocaram as fábricas inglesas, alemãs e chinesas no porto de Santos ao custo do frete. Quem pensará em produzir esses veículos aqui se puder trazer de fora com esta equação?”.
“A mobilidade usa a infraestrutura que é paga por todo cidadão. O Rota 2030 é um programa de grande valor, mas cometeu um erro importante ao conjugar para estabelecer imposto de importação “zero” para veículos elétricos e taxas de 2 % a 4% para híbridos que hoje só conseguem ser adquiridos por consumidores de altíssima renda que adquirem veículos super premium”, completou.
Veja quanto custa o carro elétrico vendido no Brasil:
Modelo | Autonomia | Potência/Torque | Preço | ||||
Renault Kwid E-Tech | 298 km | 65 cv / 11,5 kgfm | R$ 142.990 | ||||
Chery Arrizo 5e | 322 km | 122 cv / 28,1 kgfm | R$ 159.900 | ||||
JAC e-JS1 | 300 km | 62 cv / 15,3 kgfm | R$ 164.990 | ||||
JAC e-JS1 eXT | 300 km | 62 cv / 15,3 kgfm | R$ 179.900 | ||||
JAC iEV40 | 300 km | 115 cv / 27,5 kgfm | R$ 189.900 | ||||
Renault Zoe Zen | 385 km | 135 cv / 25,0 kgfm | R$ 204.990 | ||||
Renault Zoe Intense | 385 km | 135 cv / 25,0 kgfm | R$ 229.990 | ||||
Mini Cooper SE | 234 km | 185 cv / 27,6 kgfm | R$ 249.990 | ||||
Fiat 500 elétrico | 320 km | 118 cv / 22,4 kgfm | R$ 255.990 | ||||
JAC e-JS4 | 420 km | 150 cv / 34,6 kgfm | R$ 264.900 | ||||
JAC e-J7 | 402 km | 192 cv / 34,6 kgfm | R$ 264.900 | ||||
Peugeot 208 e-GT | 340 km | 136 cv / 26,5 kgfm | R$ 241.490 | ||||
Nissan Leaf | 389 km | 149 cv / 32,6 kgfm | R$ 297.140 | ||||
BMW i3 | 335 km | 170 cv / 25,5 kgfm | R$ 304.950 | ||||
Volvo XC40 Recharge Plus P6 | 420 km | 231 cv / 33,6 kgfm | R$ 309.950 | ||||
Chevrolet Bolt EV | 416 km (EPA) | 200 cv / 36,7 kgfm | R$ 317.000 | ||||
Citroën e-Jumpy | 330 km | 136 cv / 26,5 kgfm | R$ 329.990 | ||||
Peugeot e-Expert | 330 km | 136 cv / 26,5 kgfm | R$ 329.990 | ||||
JAC iEV330p | 320 km | 150 cv / 34,6 kgfm | R$ 369.990 | ||||
Volvo XC40 Recharge | 418 km | 408 cv / 67,3 kgfm | R$ 409.950 | ||||
Volco C40 Recharge | 420 km | 408 cv / 67,3 kgfm | R$ 419.950 | ||||
JAC iEV750V | 235 km | 163 cv / 76,5 kgfm | R$ 469.900 | ||||
BYD Tan EV | 437 km (Inmetro) | 517 cv / 69,4 kgfm | R$ 515.890 | ||||
JAC iEV750 Vip | 235 km | 163 cv / 76,5 kgfm | R$ 529.900 | ||||
Porsche Taycan | 354 km | 408 cv / 35,6 kgfm | R$ 583.063 | ||||
Audi e-tron Performance | 436 km | 408 cv / 67,7 kgfm | R$ 609.990 | ||||
Jaguar i-Pace Black | 470 km | 400 cv / 69,5 kgfm | R$ 628.950 | ||||
Mercedes-Benz EQC 400 | 416 km | 408 cv / 77,5 kgfm | R$ 629.900 | ||||
Audi e-tron Sportback Performance | 446 km | 408 cv / 67,7 kgfm | R$ 639.990 | ||||
Audi e-tron Performance Black | 436 km | 408 cv / 67,7 kgfm | R$ 649.990 | ||||
BMW iX xDrive40 | 476 km | 326 cv / 64,0 kgfm | R$ 654.950 | ||||
Porsche Taycan 4S | 333 km | 530 cv / 65,3 kgfm | R$ 659.000 | ||||
Jaguar i-Pace SE | 470 km | 400 cv / 69,5 kgfm | R$ 678.950 | ||||
Audi e-tron Sportback Performance Black | 446 km | 408 cv / 67,7 kgfm | R$ 679.990 | ||||
Porsche Taycan Cross Turismo 4 | 389 km | 476 cv / 51,0 kgfm | R$ 685.000 | ||||
BMW iX xDrive50 | 630 km | 523 cv / 78,0 kgfm | R$ 799.950 | ||||
Porsche Taycan GTS | 504 km | 598 cv / 86,7 kgfm | R$ 805.000 | ||||
Audi e-tron S Sportback | 380 km | 503 cv / 99,2 kgfm | R$ 839.990 | ||||
Porsche Taycan Turbo | 381 km | 625 cv / 86,7 kgfm | R$ 909.000 | ||||
Audi RS e-tron GT | 472 km | 598 cv / 84,6 kgfm | R$ 1.025.990 | ||||
Porsche Taycan Turbo S | 381 km | 680 cv / 86,7 kgfm | R$ 1.079.000 | ||||
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ | 580 km | 658 cv / 96,8 kgfm | R$ 1.350.090 | ||||