O comunicado foi feito nesta sexta-feira (29) e menos de 24 horas depois a nova tarifa entrou em vigor, que vigora desde a meia-noite deste sábado (30). Para atravessar o Espírito Santo passando pelas sete praças de pedágio da empresa, o motorista de um automóvel vai desembolsar R$ 28,30 e o mesmo valor na volta, totalizando R$ 56,60
A empresa Eco101 Concessionária de Rodovias S/A foi beneficiada nesta semana pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), através da Deliberação nº 128/2022, que aprovou a 8ª Revisão Ordinária e a 9ª Revisão Extraordinária e o Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) do contrato de concessão da BR-101/ES/BA, explorado pela empresa privada. Com isso, a Eco 101 ganhou o direito de elevar em 6,10% o valor do pedágio nos seguintes postos de cobrança: P1, em Pedro Canário, P2, em São Mateus/, P3, em Aracruz, P4, em Serra, P5, em Guarapari, P6, em Itapemirim e P7, em Mimoso do Sul.
Para ir e voltar, caminhoneiro vai pagar até 20% do salário mínimo
A ANTT se justificou dizendo que “o reajuste corresponde à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, que indicou percentual positivo de 6,10”. Para um motorista com caminhão reboque de seis eixos o valor para atravessar o Estado, para ir do Rio de Janeiro à Bahia, ou vice-versa, é um verdadeiro assalto. Vai pagar R$ 169,80 para ir e mais R$ 169,80 para voltar, totalizando R$ 339,60. O valor equivale a 28% de um salário mínimo.
Nas suas justificativas, a ANTT diz que concedeu o reajuste “por força da lei”. Prosseguindo, disse que realiza anualmente o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais que o governo concedeu. Essas alterações tarifárias são aplicadas no aniversário do início da cobrança de pedágio. Na hora de beneficiar os empresários que exploram o pedágio, a ANTT informou que leva em consideração três fatores. São eles o reajuste, revisão e arredondamento tarifário.
A Agência disse que o reajuste considera a correção monetária dos valores da tarifa e leva em consideração a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Acontece uma vez ao ano, sempre no aniversário do início da cobrança de pedágio. A revisão: visa recompor o equilíbrio econômico-financeiro celebrado no contrato de concessão. E o arredondamento tarifário: tem por finalidade “facilitar a fluidez do tráfego nas praças de pedágio e prevê que as tarifas devem ser múltiplas de R$ 0,10.
Quem é a Eco 101
A empresa foi criada em 18 de abril de 2012 e tem um capital social de R$ 947,5 milhões. A sede no Espírito Santo fica na Avenida Coronel Manoel Nunes, S/N,Km: 264 Br101; Laranjeiras Velha, na Serra (ES). Consta nos registros oficiais que tem os seguintes quatro sócios: Alberto Luiz Lodi (presidente), Julio Cezar Moreira de Amorim (diretor), Marcello Guidotti (conselheiro de Administração) e Nicolo Caffo (conselheiro de Administração).
A empresa faz parte de um monopólio especializado em explorar cobrança de pedágio no Brasil e o grupo possui, além da Eco 101, as seguintes empresas especializadas em cobrar por passagem de veículos em rodovias, o Ecorodovias Concessões, que possui a Ecovias, Ecovias do Araguaia, Ecopistas, Ecovia Caminho do Mar, Ecocataratas, Ecosul, Eco101, Ecoponte, Eco135, Eco050, Ecorodoanel, Ecovias do Cerrado, Ecoporto Santos e Holding do Araguaia.
Lucratividade recorde com cobrança de pedágio
A holding, Ecorodovias Concessões, divulgou no último balanço que teve uma lucratividade recorde no ano passado, no valor de R$ 3,48 bilhões, o que representou um crescimento recorde de 15,6% sobre o lucro de 2020, que foi de R$ 2,03 bilhões. A receita bruta ajustada, excluindo a receita de construção, atingiu R$1.027,3 milhões no quatro trimestre de 2021 apontou para um crescimento de 5,5%.
O grupo comemorou o fato de que em novembro de 2020, houve o início da cobrança de pedágio pela Ecovias do Cerrado7 e registrou que em novembro de 2021 ocorreu o encerramento dos contratos de concessão da Ecocataratas8 e Ecovia Caminho do Mar9, “conforme previsto em contrato”. Mesmo assim, o balanço assinala que, “para comparação na mesma base, desconsiderando a receita bruta ajustada da Ecovias do Cerrado, Ecocataratas e Ecovia Caminho do Mar, a receita bruta ajustada das concessões rodoviárias apresentou aumento de 9,5% no quarto trimestre de 2021’ e 13,1% em 2021”.