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Anvisa apresenta novas embalagens para maços de cigarro e de derivados do tabaco


A apresentação das propostas da área técnica ocorreu durante uma audiência pública, onde a Agência Nacional de Vigilância Sanitária apresentou as novas advertências que utilizam sete imagens e textos de alerta aos consumidores


Minuta da Anvisa com quatro das sete novas gravuras de alerta nos maços de cigarro | Imagens: Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou durante a realização de uma audiência pública o novo conjunto gráfico que será inserido nas embalagens dos maços de cigarros e de produtos fumígenos derivados do tabaco, bem como nos expositores. A Anvisa ainda informou que a proposta final da área técnica será votada pela Diretoria Colegiada (Dicol).

Além disso, os diretores daquela Agência vão decidir sobre outra mudança: a definição da frequência das alterações, com uma duração prevista de dois anos para as novas imagens, até 2027.

Advertências

“As advertências sanitárias precisam ser atualizadas regularmente para manter sua eficácia na comunicação dos principais danos à saúde causados pelo consumo de derivados do tabaco e, ainda, das substâncias responsáveis por esses danos. Essas advertências representam uma das campanhas de comunicação em saúde mais efetivas do país, contribuindo significativamente para a política de saúde pública no combate ao tabagismo”, disse a entidade em nota.

As informações coletadas durante a Audiência Pública serão consolidadas pela equipe técnica para orientar a elaboração de uma futura norma. A apresentação dos novos layouts e os debates a seu respeito foram conduzidos por representantes da Anvisa, com destaque para Stefania Piras, da Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos, derivados ou não do Tabaco (GGTAB).

A área técnica da Anvisa ainda propôs novos modelos de cartazes para divulgação dos cigarros e derivados do fumo, dentro de estabelecimentos comerciais | Imagens: Minuta da Anvisa

Imagens impactantes

Nas embalagens de produtos fumígenos derivados do tabaco, o conjunto é composto por impactantes sete novas imagens e textos de alerta envoltos em fortes tons amarelos. O intuito da Agência é criar representações mais fortes e objetivas, para atingir o público de maneira eficaz.

Mensagens sobre dor, angústia, desespero ou morte, por exemplo, acompanham imagens que ilustram os danos à saúde causados pelo tabagismo: aborto, cegueira, câncer ou morte. Nos mostruários e expositores, o foco é também nos danos coletivos, ressaltando as consequências do fumo passivo ou a ameaça à saúde pública provocada pelo consumo do tabaco.

Além disso, entre outras medidas de mudança, serão incluídos QR Codes que direcionem para conteúdos em áudio sobre as advertências. O objetivo é facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos alertas sobre os riscos do tabagismo.

No Brasil, o modelo de aviso de advertência em produtos derivados do tabaco existe desde 2001 e já passou por quatro atualizações: 2001, 2003, 2008 e 2017. O país foi o segundo a exigir imagens nos avisos sanitários, seguindo a recomendação da Comissão Nacional para Controle do Tabaco, que resultou de discussões realizadas na Assembleia Mundial da Saúde, em 2000.