fbpx
Início > Após 3 anos do rompimento da barragem da Vale e da BHP-Billiton em Brumadinho, Bombeiros encontram ossadas

Após 3 anos do rompimento da barragem da Vale e da BHP-Billiton em Brumadinho, Bombeiros encontram ossadas


Bombeiros de Minas Gerais anunciaram nesta segunda-feira (2) ter encontrado uma ossada de aproximadamente 40 segmentos e que ainda não é possível afirmar se é de uma vítima ou de várias. Atualmente, seis vítimas da tragédia de Brumadinho seguem desaparecidas


Local onde as ossadas foram encontradas em Brumadinho (MG) | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de MG

Três anos após o rompimento da barragem da Vale e da BHP-Billiton, em Mariana (MG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM-MG) anunciou a descoberta de uma ossada de aproximadamente 40 segmentos, nessa última segunda-feira (2).  Em nota à imprensa, os militares disseram que ainda não é possível dizer se os segmentos encontrados são de uma vítima não identificada, mas, segundo os militares, “considerando a relevância e características do material, já encaminhado para a perícia, há boas possibilidades de eventual nova identificação”. Ainda há seis desaparecidos na região.

Foi informado que a ossada somente foi possível de ser encontrada a partir da localização de um segmento corpóreo na área denominada Esperança 1, onde foi feita uma busca especializada que resultou na localização. A corporação acrescentou que o CBM-MG continua, há mais de três anos e três meses, no esforço para encontrar as 6 últimas vítimas do rompimento da barragem. Os seis desaparecidos: são:1) Cristiane Antunes Campos, 2) Luís Felipe Alves, 3) Maria de Lurdes da Costa Bueno, 4) Nathália de Oliveira Porto Araújo, 5) Olímpio Gomes Pinto, 6) Tiago Tadeu Mendes da Silva.

Os 6 desaparecidos: De cima para baixo e da esquerda para a direita: 1) Cristiane Antunes Campos, 2) Luís Felipe Alves, 3) Maria de Lurdes da Costa Bueno, 4) Nathália de Oliveira Porto Araújo, 5) Olímpio Gomes Pinto, 6) Tiago Tadeu Mendes da Silva | Fotos: Facebook

Mentiras da Vale

Atualmente a mineradora Vale está sendo processada pelo organismo do governo americano que regulamenta o mercado de capitais, por acusação de ter mentido para os investidores americanos sobre as precárias condições de segurança das barragens que administra. E a barragem de Brumadinho consta no documento daquele órgão.

A falta de gestão nas barragens, por parte da Vale e da australiana BHP Biilliton, levou a morte confirmada de 264 pessoas, entre funcionários e moradores do entorno de onde ficava a barragem. O crime ambiental da mineradora ainda provocou estragos no Rio Doce e prejudicando milhares de famílias.