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Após a volta das aulas presenciais, sem que os restaurantes estivessem funcionando em sua plenitude, Ufes emite comunicado


A direção da Ufes foi duramente criticada pela comunidade acadêmica por ter determinado a volta às aulas presenciais, sem que estive preparada para isso. Foi o caso dos restaurantes universitários, que estão funcionando precariamente. Em Alegre o restaurante continua fechado


A comunidade acadêmica aponta incoerência da administração da Ufes, em determinar a volta às aulas presenciais, sem que estivesse preparada para isso. Os usuários querem se servir e não receber marmita com agendamento prévio | Fotos: Redes sociais

A Ufes, após ser criticada pela comunidade acadêmica por ter determinado o retorno das aulas presenciais, mas sem que os restaurantes universitários estivessem funcionando em sua plenitude, a universidade emitiu um comunicado para dizer que “está realizando todos os esforços para regularizar o fornecimento de refeições”. Apesar da volta às aulas presenciais a Ufes criou um inédito e incompreendidop sistema, onde o estudante, professor ou funcionário precisa fazer agendamento com 24 horas de antecedência.

A refeição servida também é acusada de ter uma qualidade inferior à que era servida antes da pandemia. E, para completar, a burocracia da Ufes passou a impor uma modalidade de serviço ditatorial, onde quem for usar o restaurante não pode escolher o que deseja se alimentar e nem a quantidade que deseja. É imposto a entrega dos alimentos em marmitex.

Esse sistema que vem incomodando a comunidade acadêmica ocorre nos complexos universitários de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus. Já no município de Alegre, no Sul capixaba, a imposição das aulas presenciais ocorreu sem que haja um restaurante em funcionamento. O aluno que se vire para se alimentar. A explicação é que houve a suspenção no contrato com a empresa que prestava o fornecimento de almoço e jantar e foi anunciado que retornará ao funcionamento na próxima segunda-feira (9).

Comunicado da Ufes

Diante dessas críticas da péssima gestão da Ufes nos serviços de restaurantes, a entidade decidiu divulgar, nesta semana o Comunicado. “A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) está realizando todos os esforços para regularizar o fornecimento de refeições por meio de produção própria nos restaurantes universitários, o que ocorrerá tão logo a contratação das empresas fornecedoras de serviços terceirizados esteja concluída e as equipes aptas a iniciarem os trabalhos”, diz o início do texto.

Leia a íntegra do que diz a Ufes:

Confira as previsões para início do fornecimento de refeições por meio de produção própria, com atendimento no sistema prato e bandeja (self-service), e o estágio dos preparativos em cada restaurante:

Restaurante do campus de Alegre: 9 de maio.

Fornecedores de matéria-prima e de serviços terceirizados já contratados e em fase de recrutamento e treinamento de equipe, seguida de preparação dos espaços e equipamentos. Até o início da produção própria nos RUs, os estudantes cadastrados na Assistência Estudantil permanecerão recebendo auxílio alimentação, pago antecipadamente.

Restaurante dos campi de Maruípe, Goiabeiras e São Mateus: 23 de maio

Fornecedores de matéria-prima e de serviços terceirizados já foram contratados. Esta semana começam a ser recrutadas as equipes. Em seguida, serão realizados os treinamentos e a higienização dos espaços, equipamentos e utensílios. Até o início da produção própria nos RUs de Goiabeiras e Maruípe, as marmitas continuarão sendo distribuídas mediante agendamento. Os estudantes de São Mateus cadastrados na Assistência Estudantil passam a receber auxílio alimentação entre os dias 4 e 20 de maio.

Por que há demora da formalização dos contratos?

Dificuldades na contratação de empresas fornecedoras de serviços terceirizados e de matéria-prima têm sido causadas pelo não aparecimento de empresas interessadas (licitações desertas) em decorrência de problemas gerados pelo aumento da inflação ou pelo fato de as empresas não atenderem aos requisitos mínimos previstos nos editais. Dessa forma, todo o processo precisava ser reiniciado, observando-se os prazos legais a serem cumpridos pela Universidade.

Solução temporária:

Diante da situação encontrada e ciente de que os serviços de alimentação são essenciais para o bom desempenho dos estudantes, nesses primeiros dias de funcionamento presencial da Ufes, três restaurantes universitários (dos campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus) passaram a ser supridos pelo fornecimento de marmitas, por meio do prolongamento do serviço vigente no período letivo anterior e aumento do atendimento até o limite permitido nas Atas de Registro de Preços. No campus de Alegre, adotou-se o fornecimento do auxílio alimentação para estudantes cadastrados na Assistência Estudantil.

Compromisso da Ufes com seus estudantes

A Ufes tem demonstrado por inúmeras ações o seu compromisso com a promoção de um ambiente universitário de qualidade e condições para que seus estudantes tenham o apoio necessário para o seu desenvolvimento acadêmico. Também tem atuado sempre em diálogo com representantes estudantis.

A situação que vivemos, de retomada presencial após dois anos de atividades remotas, é inusitada para todos nós e está sendo agravada pelo atual contexto de inflação, que tem causado impacto nos processos de compras de produtos ou serviços. Essa situação tem sido observada também em outras universidades brasileiras. A Ufes reafirma seu compromisso de promover as melhores condições de acesso e permanência dos estudantes no ensino superior. Outras informações serão divulgadas tão logo estiverem disponíveis.