A Vale fechou recente acordo comercial com a multinacional americana Westinghouse Air Brake Technologies Corporation (Wabtec) para aquisição de 50 novas locomotivas da série Evolution para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC)

Segundo nota distribuída pela Vale, a aquisição das 50 novas locomotivas é parte da sua iniciativa de promover a modernização da frota da Vale e da adoção do programa de descarbonização para melhorar a eficiência e reduzir as emissões de suas operações ferroviárias. As locomotivas serão produzidas na fábrica da Wabtec no Brasil, na cidade de mineira de Contagem (MG), e começarão a ser entregues em 2026.
“A Vale fez a escolha por locomotivas que têm desempenho consolidado no mercado e que estão alinhadas com o foco da empresa em sustentabilidade, eficiência e segurança. O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário”, afirma Carlos Medeiros, vice-presidente de Operações da Vale.
Biodiesel
O plano de renovação da frota da Vale inclui a integração de 36 locomotivas EVOBBW da Wabtec na EFVM e 14 locomotivas ES58Aci da Wabtec na operação da EFC. Estas locomotivas estão entre as mais modernas do mercado e poderão operar com uma maior mistura de biodiesel, o que reduzirá as emissões de gases de efeito estufa. A Vale e a Wabtec planejam realizar testes para avaliar a possibilidade de aumentar essa porcentagem de biodiesel no futuro.
“Estamos orgulhosos de apoiar a Vale e nossos clientes com tecnologias avançadas que reduzem as emissões de CO2 e promovem a eficiência operacional”, disse Danilo Miyasato, Presidente e Líder Regional da Wabtec LATAM. “A Wabtec está na vanguarda da inovação e comprometida com a descarbonização e maior eficiência no setor ferroviário. Estamos investindo em tecnologias inovadoras e sustentáveis e no desenvolvimento de motores que utilizam combustíveis alternativos, para um futuro de transporte ferroviário com zero emissões.”
Eficiência Operacional e Redução de Emissões
A família de locomotivas da série Evolution está equipada com tecnologia avançada de motores a diesel, trazendo ganhos significativos em eficiência operacional por meio de economia de combustível e intervalos de manutenção mais longos, e consequentemente, menores custos de manutenção. São equipadas com motores de tração AC, os quais proporcionam mais de 50% de melhoria na capacidade de tração. Já em operação na Estrada de Ferro Carajás, este modelo agora fará parte da frota da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Este modelo também permite avanços no programa de descarbonização da EFVM. De acordo com o fabricante, em comparação com o FDL, o modelo da série Evolution proporciona até 6% de redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2, possibilitando a transição para combustíveis alternativos no futuro. Finalmente, com cabines mais amplas, essas locomotivas garantem ergonomia e conforto, além de uma localização de fácil acesso para os sistemas a bordo, facilitando a manutenção.

EFVM já está operando com os vagões de passageiros chineses
Desde a última semana de março que a Vale deu início à utilização dos novos vagões de passageiros chineses, de forma experimental. A aquisição desses vagões, que proporcionam mais conforto aos passageiros, não foi uma iniciativa da Vale, mas sim uma das exigências do Governo Federal para a renovar antecipadamente a concessão das ferrovias exploradas pela mineradora.
Os novos vagões de passageiros foram construídos pelo fabricante chinês CRRC Sifang para a Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás (EFC). Os vagões totalizam um lote de 62, dentro de um total de investimentos exigidos pelo Governo Federal de R$ 8,6 bilhões .Os vagões chineses substituem as velhas composições de passageiros construídos pela empresa romena Astra Vagoane Calatori, de um contrato de 2012.
Os vagões chineses teve duas matérias no Grafitti News, sendo uma em 20 de julho de 2024 sob o título “Novos vagões de passageiros chineses entram brevemente em operação na EFVM” e outra em 22 de março último, intitulada “EFVM já está operando experimentalmente com os novos vagões de passageiros chineses”.
Multinacional Wabtec opera no Brasil há 65 anos
Segundo a própria Wabtec, em divulgação de seu histórico no portal oficial na Internet, o lançamento da filiam da multinacional no Brasil ocorreu em 1962. “A história da Wabtec começou no Brasil quando a GE construiu a primeira fábrica em Campinas (SP) em 1962 e acelerou rapidamente quando a empresa assinou um contrato com o Governo de São Paulo em 1964 para a fabricação de 40 pequenas locomotivas – a primeira totalmente fabricada no Brasil. Foi aí que as coisas realmente começaram a rolar para a Wabtec, à medida que ela ganhava impulso no mercado ferroviário brasileiro.”
“A empresa abriu sua fábrica de Contagem (MG) em 1972. A equipe passou a fornecer pequenas locomotivas, motores, equipamentos, e mão de obra especializada para a Ferrovia Carajás, que liga os estados do Pará e Maranhão. O crescimento na fabricação de locomotivas estagnou no país de 1988 até meados dos anos 2000, à medida que o foco industrial do Brasil mudou da indústria ferroviária para máquinas agrícolas e automóveis. Durante este período – conhecido como “dead years” –, a fábrica da Contagem ajustou-se ao mercado em mudança e concentrou-se na prestação de serviços de reparação e manutenção para a indústria ferroviária”, prossegue a empresa ameericana.
“Em 2005, a equipe da Contagem se reinventou mais uma vez. Começou a produzir pequenas locomotivas para exportação e se consolidou como fabricante líder na América Latina. Logo, a indústria ferroviária no Brasil passou por uma transformação com uma onda de privatizações e concessões. Para apoiar a indústria ferroviária em mudança, a Wabtec começou a desenvolver e produzir grandes locomotivas acima de 4400 HP, alavancando uma parceria sem precedentes com o Governo Federal para nacionalizar a produção de locomotivas”, concluiu.