fbpx
Início > Após ataque de bolsonaristas, Ufes reafirma compromisso com banheiros conforme identidade de gênero

Após ataque de bolsonaristas, Ufes reafirma compromisso com banheiros conforme identidade de gênero


Recentemente, vereadores bolsonaritas de sete partidos (Cidadania, União, Republicanos, PSC, Podemos, PL PSD) na Câmara de Vitória (ES) aprovaram uma lei ilegal q eu proibia que mulheres trans usassem banheiros femininos e que homens trans utilizassem banheiros masculinos. Sob pressão da sociedade, do MPES e da PGR-ES o prefeito vetou a lei


Ufes reafirma compromisso à identidade de gênero de pessoas transexuais, transgêneros e travestis | Fotos: Divulgação

A Ufes está anunciando que reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e seu respeito à pluralidade e à diversidade no uso dos banheiros localizados dentro da instituição de ensino. Assim, a Administração Central da Ufes mantém garantido o respeito a identidade de gênero das pessoas travestis, transexuais e transgêneros.

“Ao longo dos anos, essas premissas orientam a adoção de uma série de ações afirmativas visando à promoção da dignidade humana junto a esses segmentos sociais. Entre essas ações, citamos a vigência da Resolução Nº 23/2014, que assegura no âmbito da comunidade universitária o direito ao nome social quando o nome civil não reflete adequadamente a identidade de gênero”, diz a Ufes em comunicado.

“O reconhecimento do nome social pressupõe, nas relações e nos espaços-tempos da Universidade, o reconhecimento – sem constrangimento – da identidade de gênero com a qual a pessoa se identifica, em todos os campi”, prossegue a instituição federal de ensino superior.

Missão da Ufes

“As ações afirmativas que a Universidade vem desenvolvendo constituem um dos Desafios Institucionais estabelecidos no atual Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes (PDI 2021-2030). Neste, como Missão da Ufes, temos ‘a promoção dos direitos e da inclusão social’ e, no que se refere à sua Visão, está estabelecida a ‘defesa e respeito às diversidades étnico-raciais, de gênero, culturais, sociais e regionais de nossa população’”, complementa.

“Dessa forma, é preciso deixar claro que não há, por parte da Administração Central ou da Reitoria, nenhum regulamento ou iniciativa que vise constranger ou impedir as pessoas de utilizarem banheiros e vestiários conforme sua identidade de gênero. Reafirmamos o nosso compromisso social e institucional com a defesa intransigente dos Direitos Humanos e nosso empenho em formular proposições que visam a ampliar e aperfeiçoar tais políticas afirmativas de reconhecimento e identidade, sempre em diálogo sistemático com a comunidade universitária e com as instâncias decisórias da Ufes”, finaliza.