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Após ouvir reclamações de mães de alunos especiais de Vitória, MPES cobra explicações da PMV


As mães das crianças especiais da Capital do Espírito Santo ainda alegaram que não há informações da existência de um projeto político pedagógico, adotado com este público e do material de apoio oferecido


Administração de Pazolini apresenta falhas na gestão de alunos especiais nas escolas municipais | Foto: Carlos Antolini/PMV

A administração do prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Pazolini (Republicanos), está apresentando falhas na educação especial do município.Falta de salas de aula, professores especializados da educação especial e profissionais de apoio para atender as escolas em toda a rede, além da ausência de planejamento específico para alunos especiais. Essas são as principais reclamações do Coletivo “Mães Especiais Somos Nós” contra a Prefeitura de Vitória (PMV).

As falhas do atual prefeito de Vitória foram narradas pelas mães das crianças especiais nesta semana ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES) durante reunião com a Promotoria de Justiça Regional da Educação nesta semana. O convite do MPES para a realização do encontro teve como objetivo tratar das dificuldades encontradas nas escolas públicas no trato com alunos matriculados na rede escolar do município de Vitória.

A reunião, realizada no auditório da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, foi conduzida pela promotora de Justiça regional da Educação de Vitória e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Caope) do MPES, Maria Cristina Rocha Pimentel.

Educação Especial

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades da educação, realiza o atendimento educacional especializado quando necessário e deve disponibilizar recursos, serviços e orientação quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. Sua oferta é destinada a alunos com transtornos globais do desenvolvimento, transtorno do espectro autista, uma ou mais deficiências (física, visual, auditiva, intelectual), altas habilidades e superdotação.

Diante dos depoimentos, o MPES decidiu requisitar à Secretaria Municipal de Educação de Vitória informações sobre o cardápio da rede para alunos com seletividade alimentar; as informações de quantos professores de educação especial atuam em cada escola; e de quantos estudantes público alvo da educação especial estão matriculados em cada unidade de ensino, por turno, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

O MPES também requisita informações sobre os profissionais de apoio que estão disponíveis por escola e por turno; quais são as atividades adaptadas para estudantes público alvo da educação especial e de que maneira estão sendo desenvolvidas nos CMEIS e EMEFs.  Requisita, ainda, informações sobre como está sendo realizado o AEE no contraturno; se já possui professor da educação especial exclusivo para as salas de recurso multifuncional; qual o percentual de frequência dos estudantes público alvo da educação especial em 2022; e como a escola está cobrando das famílias.