Depois de determinar o retorno dos estudantes às aulas presenciais, em plena pandemia da segunda onda do novo coronavirus (Covid-19), o governador Renato Casagrande, anunciou a realização dos jogos escolares. Com esse objetivo foi assinado nesta última quinta-feira (11) um Termo de Parceria Técnica.
O documento firmado no Palácio Anchieta, teve pelo lado do Governo do Estado, a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e a Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade). Também esteve presente na cerimônia o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.
Além da realização dos jogos escolares no Espírito Santo, o documento prevê a participação dos adolescentes na etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Os jogos escolares, segundo a Assessoria de Imprensa do Governo do Estado, está sem ser realizada há 17 anos. E voltam exatamente durante a fase mais dura da segunda onda da pandemia Covid-19.
Elogio
Casagrande elogiou a participação dos estudantes nos jogos escolares. “Sempre digo que o esporte traz disciplina, saúde e ajuda na interação social. Além disso, atletas de alto rendimento podem surgir se destacando em competições como esta. Nosso Estado tem muitos esportistas talentosos, medalhistas olímpicos e jogos deste tipo são fundamentais para atrair nossos jovens para a sala de aula”, destacou o governador.
A competição, que deve ocorrer entre o fim de 2021 e o início de 2022, vai reunir cerca de 400 atletas de todos os estados brasileiros. O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, elogiou os espaços apresentados pela Sesport e colocou o Espírito Santo na disputa para sediar o torneio.
Modalidades
Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021 contarão com disputas em diversas modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling (luta olímpica), ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.
Dessas 17 modalidades, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano. Entre eles estão: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.