Documento pode ser acessado através do aplicativo Meu INSS. A declaração é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que receberam no ano passado valores que ultrapassam R$ 28.559,70 ou ainda a posse e/ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total acima de R$ 300.000,00
O extrato de Imposto de Renda do INSS é o informe de rendimentos fornecido anualmente pelo Instituto para ajudar na declaração de valores que foram recebidos pelo beneficiário no último ano. Os contribuintes aposentados com mais de 60 anos e que declaram, tem prioridade para receber a restituição.
O documento já está disponível e pode ser acessado pelo Meu INSS, site ou aplicativo. O cidadão não precisa comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet.
Como fazer?
O beneficiário precisa acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e fazer o login com os dados do Gov.br.Na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato para Imposto de Renda” e emitir o documento. Pelo aplicativo ainda há possibilidade de conseguir o extrato do Imposto de Renda referente aos recebimentos de aposentadores, pensões, entre outros benefícios, através do Chat humanizado da Helô, uma atendente virtual que aparece no aplicativo. Para ter acesso ao documento, a pessoa deverá confirmar seus dados pessoais com o atendente do chat. Este novo serviço foi disponibilizado desde o último dia 22 de fevereiro.
Outra modalidade para obter o documento é acessar a página oficial do INSS clicando neste link (https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml ) para obter o extrato, tendo em mãos os seguintes dados:
— Nome do beneficiário
— CPF
— Data de nascimento
— Número do benefício
Ainda há a opção de conseguir o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.