O arcebispo anterior, Dom Dario Campos teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, ao completar 75 anos. O novo arcebispo nomeado pelo Papa, dom Ângelo Ademir Mezzari, era bispo auxiliar de São Paulo (SP)

A Arquidiocese de Vitória (ES) se prepara receber o novo Arcebispo, nomeado pelo Papa Francisco em 30 de dezembro de 2024. Dom Ângelo Ademir Mezzari toma posse neste sábado, dia22 de fevereiro, às 9h na Catedral Metropolitana de Vitória.
Dom Ângelo vai pastorear a Arquidiocese que abrange 15 municípios (Anchieta, Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória), conta com 91 paróquias e 1021 comunidades, agrupadas em 6 áreas pastorais.

Religiosos
Para ajudar no pastoreia, dom Ângelo contará com 109 padres diocesanos, 63 religiosos de 17 Congregações, 19 Congregações Femininas, 65 diáconos permanentes e 7 diáconos transitórios. Pensando no futuro o desafio de formar 31 seminaristas e ajudar o discernimento vocacional de 12 jovens propedeutas.
A realidade de cada área pastoral exige direcionamentos pastorais diversos: regiões mais urbanas e outras mais rurais; regiões de veraneio e outras de muita agitação comercial e industrial; regiões com maior incidência de pobreza e outras de alto poder aquisitivo. Enfim, diversidade e características próprias de cada lugar são os maiores desafios da Arquidiocese.
O novo arcebispo foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1977 na Ordem dos Franciscanos Menores e exerceu sua missão presbiteral em Minas Gerais. E obteve o ordenamento de bispo em 26 de dezembro de 2000, quando se tornou coadjutor na diocese de Araçuaí, (MG). Tornou-se titular e permaneceu em Araçuaí até 2004. De 2004 a 2011 foi bispo em Leopoldina, MG e de 2011 a 2018 foi bispo em Cachoeiro de Itapemirim, ES. Em 2018 foi nomeado arcebispo de Vitória, ES e aqui permaneceu até se tornar emérito em 30 de dezembro de 2024.