Em saudação aos fiéis na Praça São Pedro, o papa Francisco diz que está rezando para que Nossa Senhora Aparecida proteja e cuide do povo brasileiro e que livre o Brasil do “ódio, da intolerância e da violência”. O recado papal foi dado através de mensagem aos brasileiros durante a Audiência Geral que celebra toda semana na Praça São Pedro, no Vaticano, e ocorreu nesta última quarta-feira (26).
O Santo Padre ainda lembrou a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva, que ocorreu no início desta semana, na cidade de Crato, Ceará. Ele ainda pediu a ainda a Nossa Senhora proteção para o povo brasileiro. A saudação foi direcionada aos peregrinos de língua portuguesa, em especial aqueles que vieram de Salvador (BA), Anicuns, Taubaté e São Paulo.
Baderna e ódio de bolsonaristas no Dia de N. Senhora Aparecida
A declaração do papa ocorreu duas semanas depois da celebração do Dia da Padroeira do Brasil no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que o atual presidente e candidato a reeleição quis usar como faz com as igrejas evangélicas como agenda de campanha eleitoral. Houve sacrilégios aos dogmas católicos por parte de bolsonaristas, que exibiam as canecas de cerveja, que se embebedavam na frente do Santuário e diziam que Deus estava dentro delas.
Nessa ocasião, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes disse durante sermão a seguinte frase: “Com Maria, vamos vencer o mal e vamos dar prioridade ao bem, á verdade, à justiça, que o povo merece e tem fé e ama Nossa Senhora Aparecida”. O sermão foi feito durante a comemoração do dia da santa, Padroeira do Brasil e é feriado nacional.
Com Bolsonaro tendo conseguido transformar igrejas evangélicas, como a Assembleia de Deus, que deixou de lado a Bíblia e os ensinamentos de Cristo para se transformar em um comitê de campanha eleitoral, o arcebispo fez um questionamento: “Nós precisamos ter uma identidade religiosa. Ou somos evangélicos ou somos católicos. Então, nós precisamos ser fiéis a nossa identidade católica. Mas, seja qual for a intenção, vai ser bem recebido porque é o nosso presidente. E é por isso que nós o acolhemos. Se tem segundas intenções, eu já me referi lá na homilia”, disse o religioso em entrevista à Globo News, e que acabou sendo viralizada nas redes sociais.
A íntegra do pronunciamento de Francisco
Segundo nota da agência de notícias do Vaticano, a Vatican News, essa a íntegra da referência do papa Francisco ao Brasil:
Queridos irmãos e irmãs, anteontem, em Crato, no Estado brasileiro do Ceará, foi beatificada Benigna Cardoso da Silva, uma jovem mártir que, seguindo a Palavra de Deus, manteve pura a sua vida, defendendo a sua dignidade. O seu exemplo nos ajude a ser generosos discípulos de Cristo. A vida do mundo depende do nosso testemunho coerente e alegre do Evangelho. Um aplauso à nova beata!
Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência.