Houve pânico e desespero generalizado entre os moradores de Santa Leopoldina, diante de intenso tiroteio e de fortes explosões, além da cidade ter ficado sitiada à mercê dos criminosos. Após a ação criminosa a PM enviou um reforço militar
A cidade de Santa Leopoldina (ES), sem delegado titular há anos e com a segurança abandonada pelo Governo do Estado, teve uma noite de terror nesta madrugada de sexta-feira (30), com grupo de assaltantes do chamado “novo cangaço” fechando por volta de 1h30 os acessos àquele município localizado a 50 quilômetros de Vitória (ES), promovendo intenso tiroteio e explodindo as três agências bancárias (Banestes, Bancoob e Banco do Brasil (BB), que ficam a poucos metros do que deveria ser uma Delegacia de Polícia com funcionamento interrupto, há um Destacamento da Policia Militar (DPM) com poucos soldados. Os criminosos, que chegaram ao Centro da cidade às 2h26 desta última madrugada, ainda furaram os pneus de um único carro da Polícia Militar que estava no Centro da cidade naquele momento. Há relatos de que houve reféns.
Segundo o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Endringer (PTB), do mesmo partido que tem o presidiário domiciliar Roberto Jefferson como presidente de honra, os assaltantes chegaram fortemente armados e utilizaram granadas. Ele contou que os bandidos esvaziaram os pneus da viatura da polícia militar, promoveram a derrubada de árvores distantes 13 km da cidade, para interditar o trânsito, e que depois das explosões nas agências bancárias fugiram em direção ao município de Santa Maria de Jetibá. Até o fechamento desta edição não foi informado o montante de dinheiro roubado. Não houve feridos entre a população
Endringer ainda informou o que os policiais militares que se encontravam de plantão no DPM foram impedidos de sair porque os criminosos passaram atirar sucessivamente em direção a única porta desse posto policiai. A interdição no meio da madrugada,, horário de intensa movimentação de caminhões provenientes do interior de Santa Leopoldina e do município vizinho de Santa Maria de Jetibá, que vão nesse horário com produtos hortifrutigranjeiros em direção à Ceasa, em Cariacica, trouxe surpresa.
Quando a cidade começou a ficar sitiada, os marginais forçaram a lguns desses caminhoneiros a parar nas proximidades da cidade, com o intuito de reforçar o bloqueio e interditar o acesso à cidade por via terrestre. Houve, segundo relato de moradores, quatro explosões e muitos tiros. Nesta manhã, a equipe do esquadrão antibombas da PM esteve fazendo uma varredura na cidade e encontrou um outro explosivo intacto, que foi detonado às margens do Rio Santa Maria da Vitória.
Descaso com a segurança pública
No último dia 29 de agosto, a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) já havia alertado do descaso do Governo estadual para com a segurança com a falta de delegados de Polícia Civil e de funcionários em Santa Leopoldina e em outros municípios, incluindo oito bairros da Grande Vitória. Nessa ocasião, os parlamentares afirmaram que o descaso do atual Governo faz com que até o Centro Histórico de Vitória não tenha uma delegacia de Polícia.
Na informação oficial da Ales, que pode ser lida clicando neste link, o presidente do colegiado, o deputado estadual delegado Danilo Bahiense (PL), chegou afirmar que Santa Leopoldina está sem delegado e quem cuida do posto policial é o delegado titular de Santa Teresa, que ainda é obrigado a responde por outras cinco delegacias (a de sua cidade Santa Teresa e os distritos policiais de Santa Maria de Jetibá, Itarana, Itaguaçu e São Roque do Canaã. Ou seja, a cidade está entregue às mãos dos bandidos.