fbpx
Início > Assembleia convocará secretário para falar sobre a realidade da ocupação hospitalar com pacientes de Covid-19

Assembleia convocará secretário para falar sobre a realidade da ocupação hospitalar com pacientes de Covid-19

Deputados querem saber de Nésio Fernandes quais os protocolos para hospitais sem vaga devem adotar] | Foto: Divulgação/Sesa

A presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, na Assembleia Legislativa (Ales), para prestar esclarecimentos sobre a condução da pandemia no Espírito Santo foi solicitada por parlamentares durante a sessão ordinária virtual desta última terça-feira (6). Primeiro a comentar o assunto, o deputado Sergio Majeski (PSB) disse entender que o atual momento exige explicações do secretário.

“Eu tenho o maior respeito pelo Nésio, acho que vem fazendo um bom trabalho. O governo do Estado tem acertado infinitamente mais do que errado, no tratamento dessa questão da Covid. Mas de ontem pra cá eu comecei a ficar muito preocupado porque nós temos notícias de pessoas que estão morrendo esperando a transferência e morrem antes de transferir”, alertou.

“A impressão que eu tenho é que o sistema (de saúde) no Espírito Santo já colapsou. E se for esse o caso tem que ficar claro para a sociedade. Porque não dá pra você continuar dizendo que nós estamos com 94%, com 95%, quando nós já chegamos a 100% (de ocupação dos leitos). A impressão que eu tenho, posso até estar errado, mas é que já se começa a fazer uma opção por aqueles que têm mais chance de sobrevivência, em relação àqueles que têm uma chance menor”, disse o deputado.

“Saber o que está acontecendo”

Majeski entende que a presença do titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para esclarecimentos sobre a real situação do sistema público de saúde do Estado se faz necessária. “Nós precisamos saber exatamente o que está acontecendo. Eu acho que a clareza e a transparência são fundamentais num momento como esse, por pior que possa ser a situação”, finalizou.

A deputada Iriny Lopes (PT) também entende que o encontro do secretário com os deputados é necessário e se mostrou preocupada com a situação da falta de leitos. “O que me preocupa é se vamos manter ou não a ordem e o protocolo de internação. Porque essa não me parece ser uma questão que possa ser de competência de quem está no plantão na hora. Para isso existem os protocolos. Acho prudente sim que se tente uma nova conversa. Acho importante um convite ao secretário para que possa nos esclarecer toda a situação”, afirmou.

O vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos), sugeriu ao líder do governo, deputado Dary Pagung (PSB) que fizesse contato com o secretário para prestar esclarecimentos. “Eu já vou pedir ao líder do governo que possa fazer um contato com o Dr. Nésio, para que nós possamos dar uma satisfação ao requerimento do deputado Sergio Majeski, naturalmente no seu entendimento coletivo”, solicitou o deputado, que sugeriu que seja disponibilizado um espaço durante a sessão ordinária virtual para que o gestor possa falar.

“O povo quer esclarecimentos”

O deputado Carlos Von (Avante) já havia protocolado um requerimento solicitando a presença de Nésio Fernandes na Casa, mas acabou baixando o pedido de pauta a pedido do líder do governo. “Ele me pediu um tempo para que ele pudesse promover esse encontro do secretário com os deputados. Mas eu peço que não demore, pois a pandemia está aí, as pessoas estão morrendo e o povo quer os esclarecimentos”, comentou.

O líder do governo, deputado Dary Pagung, afirmou que já fez contato com o secretário para agendar um encontro com os deputados. “Eu falei com o nosso secretário Nésio, pra ele marcar um horário para que os deputados possam conversar com ele sobre o enfrentamento da Covid-19 aqui no estado do Espírito Santo, sobre esses novos leitos que o governador a cada dia está anunciando. Eu só gostaria de combinar depois com os deputados o melhor horário, o melhor momento, para que nós possamos fazer essa agenda com o secretário”, explicou.