Durante todo o mês a fachada do Poder Legislativo vai estar com uma iluminação especial por determinação do presidente Marcelo Santos
A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) aderiu ao movimento global do Outubro Rosa para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Como parte desse compromisso, a fachada da Assembleia Legislativa foi iluminada de rosa, a cor do movimento. O tema da Campanha esse ano é – “Comece por você. Continue pelos que ama”.
“O Outubro Rosa é um período no qual somos convocados a refletir sobre a relevância da prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais afeta as mulheres em todo o mundo. Ao aderirmos a essa causa, reiteramos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população, enfatizando que a prevenção é o caminho mais eficaz para vencer o câncer de mama. É fundamental lembrar que a doença apresenta maiores chances de cura quando identificada em estágios iniciais”, enfatizou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos.
Além da iluminação especial da fachada, a Assembleia Legislativa também decorou diversos acessos do prédio com laços e flores rosas, símbolos do Outubro Rosa. Essas ações visam sensibilizar não apenas os parlamentares e servidores da casa, mas também todos os visitantes e a população em geral.
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Durante este mês, diversas instituições, empresas e órgãos públicos em todo o mundo se unem para promover ações que enfatizam a necessidade de cuidar da saúde e combater essa doença que afeta milhões de mulheres.
Previsão de casos para o Brasil e o Espírito Santo
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê que serão diagnosticados 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil neste ano de 2023. Desse total, 900 casos estão previstos para o Espírito Santo, sendo 120 somente na cidade de Vitória.
Os registros de câncer do Hospital Santa Rita, o maior complexo oncológico do Espírito Santo, mostram crescimento ano após ano no número de casos de câncer de mama. Confira na tabela abaixo:
Casos de Cãncer de mama registrados no Hospital Santa Rita
Ano | Casos |
2019 | 727 |
2020 | 770 |
2021 | 877 |
2022 | 868 |
2023 | 562 (até julho) |
Vaquinha rosa na entrada da Afecc-Hospital Santa Rita
Até o dia 15 de outubro, quem chegar ou passar em frente à Afecc-Hospital Santa Rita encontrará uma das 62 esculturas da exposição CowParade na entrada da instituição. É uma escultura, em tamanho real de vaca, que faz parte da 14ª edição do maior evento global de arte de rua do Brasil, que está sendo realizada em espaços públicos e privados de Vitória e Vila Velha.
A escultura instalada na entrada da Afecc-Hospital Santa Rita foi denominada pela autora como “Abundância”, pois se propõe a fazer uma releitura de uma fonte de desejo, daquelas clássicas, encontradas em cidades turísticas, para se jogar moedas e fazer um pedido.
A utilização da técnica foi a Fluid Art que reforça a fluidez com que a vida passa diante dos nossos olhos. Já a magia fica por conta das mandalas, estrelas, ornamentos de tramas e ondas, acompanhadas de palavras de afeto. O desejo é lembrar a todas as pessoas que cruzarem com a escultura que, mesmo que o dia tenha sido difícil, o tempo sempre se encarrega de um novo nascer do sol.
Sobre a artista
A autora da Cow Abundância é Amanda Sousa dos Santos, conhecida como Amandala, devido às suas mandalas espalhadas pelo Brasil. Ela também é tatuadora, especializada em mandala, ornamentos e blackwork. Em suas palavras “uma jovem mulher, mãe de alma artista, que encontrou nas artes sua maneira de se curar e de se expressar para o mundo!”
A CowParade Vitória e Vila Velha teve início dia 15 de setembro e vai até 15 de outubro. Ao final, será realizado um leilão das peças e distribuição dos recursos arrecadados para três instituições beneficentes locais, sendo uma delas a Afecc.