O reitor da Ufes, Paulo Vargas, e o vice-reitor, Roney Pignaton, se reuniram nesta semana, com membros da nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE), eleita neste mês. Representando a entidade, estavam presentes os estudantes Maria Isabel Cardoso, Adriel da Vitória, Isamara Silva, Lucas Costa e Nico. A reunião contou ainda com a presença do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; do chefe de gabinete da Reitoria, Áureo Banhos; e do diretor de Assistência Estudantil, Iury Pessoa.
Durante a reunião, foram abordados temas como a proposta do Auxílio Unificado da Assistência Estudantil, a ser votada pelo Conselho Universitário, os Restaurantes Universitários, os programas de bolsas e os investimentos realizados pela gestão da Universidade para a melhoria de aspectos que impactam diretamente a vida dos discentes, como as reformas realizadas na Biblioteca Central, a aquisição de bases bibliográficas digitais e reformas em espaços de ensino.
A estudante Maria Isabel Cardoso apresentou algumas dúvidas e questionamentos dos estudantes e solicitou outras oportunidades de encontros com a gestão. As questões trazidas pelos alunos foram tratadas de forma bastante produtiva por todos os presentes.
Diálogo
O reitor Paulo Vargas afirmou que o processo de diálogo entre a gestão e as representações estudantis é fundamental e destacou a importância da participação dos estudantes nas instâncias decisórias da Universidade, como os Conselhos Superiores. Ele disse ainda que o compromisso com os alunos e com a política de assistência estudantil é uma das prioridades da gestão.
Durante a reunião, o vice-reitor Roney Pignaton e o pró-reitor Gustavo Forde contribuíram para explicar alguns pontos sobre o funcionamento do Restaurante Universitário e as mudanças previstas para o Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes), com a proposta de alteração nos auxílios de permanência. Foi abordada ainda a importância do acompanhamento das novas medidas e as competências do Fórum de Assistência Estudantil.