fbpx
Início > Avião com drogas de propriedade da Igreja Quadrangular expõe pastores e políticos do Pará

Avião com drogas de propriedade da Igreja Quadrangular expõe pastores e políticos do Pará

Avião com prefixo PT-WYN, da Igreja do Evangelho Quadrangular, carregado com de skunk, um tipo de maconha concentrada foi apreendido pela Polícia Federal no Pará, neste último final de semana | Vídeo e imagens: Divulgação

A apreensão feita em Belém (PA) de um avião de propriedade da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) com 290 quilos de skunk, um tipo de maconha concentrada, trouxe a público um emaranhado que envolve pastores evangélicos, políticos bolsonaristas e o tráfico de drogas. O avião, um Bonanza fabricado em 2011 pela Hawker Beechcraft G36, com prefixo PR-WYN, registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em nome da IEQ, com o CNPJ 62.955.505/0285-09.

De acordo com o portal Debate  Carajás, que foi citado pela publicação Aeroin, especializada em noticiário do setor aéreo, o voo com carregamento de drogas o avião “seria usado pelo ex-deputado federal Josué Bengtson, de 78 anos, e por seu filho, Paulo Bengtson, também ex-deputado federal e hoje integrante do governo do Pará, como titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).”

Registro do avião com maconha concentrada junto a Anac | Imagem: Divulgação/Anac

Pastor e tio de Damares Alves

O pastor Josué Bengtson, tio da ex-assessora do senador Magno Malta, ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro e atual senadora pelo Republicanos do Distrito Federal, é um bolsonarista muito conhecido no Pará. Bengtson é o líder espiritual da Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado do Pará.

 O pastor exerce o comando da igreja e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que tem como presidente de honra o presidiário Roberto Jeferson. O comando do PTB no Pará foi perdido, segundo o jornalista Diógenes Brandão, citado pelo o portal Debate Carajás no mês passado, quando o Diretório Nacional do PTB decidiu trocar o comando do partido para o ex-deputado estadual Márcio Miranda.

Apesar de a viagem do avião ter sido destinada para o pastor Josué Bengtson e seu filho, o secretário de Estado do Pará, apuração feita pelo Portal Carajpas constatou que de acordo com as investigações policiais preliminares “não existe nenhum indício de envolvimento da família Bengtson com o transporte da droga.”

O avião da Igreja do Evangelho Quadrangular e os policiais federais retirando 290 quilos de drogas de dentro | Fotos: Divulgação

Frota de aviões evangélicos

Segundo a Anac, em nome da Igreja do Evangelho Quadrangular há três aeronaves com registro. Além desse Bonanza com registro PR-WYN, há outros dois com os seguintes prefixos: 1) PT-LSE (um Beech Aircraft ano 1983; 2) PT-ODL (Cessna Aircraft). A Igreja Universal tem cinco aviões registrados: 1) PP-MJC; 2) PR-MLI; 3) PT-YNM; 4) PT-YUL e 5) PR-MUL.

A evangélica Assembleia de Deus tem registrado quatro aviões na Anac: 1) PP-EPF; 2) PT-LSZ; 3) PT-WKG e 4) PP-LAR. A Igreja Adventista tem dois: 1) PP-VHJ e 2) PT-VTD. A Igreja Batista tem um: PR-EGB. A Igreja Presbiteriana também tem um: PT-LEE. De acordo com a Anac, em nome da Igreja Católica Apostólica Romana não existe nenhum registro de propriedade de aeronave em território brasileiro. Também não consta nenhum avião em nome de centros espíritas ou terreiros de umbanda e nem mesmo de igrejas asiáticas ou islâmicas.

Quem desejar conferir os detalhes de cada avião das igrejas evangélicas pode acessar o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), administrado pela Anac, clicando neste link. Basta escrever no campo destinado a pesquisa por matrícula o prefixo (com todos os caracteres juntos, sem espaço e nem hífen) e clicar em pesquisar. Automaticamente os prefixos são transformados em letras maiúsculas. Imediatamente vem a ficha completa do avião ou do helicóptero, como nome do proprietário, CNPJ ou CPF, o operador da aeronave,. fabricante, ano, modelo, número de série, classe da aeronave, peso máximo de decolagem, capacidade de passageiros, data de compra ou transferência, validade do certificado, entre outros dados técnicos.

Nota da Polícia Federal

“A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (27/5), uma pessoa que estava prestes a transportar 290 quilos de skunk, um tipo de maconha concentrada. A droga seria levada de avião monomotor para fora do Estado, mas antes da decolagem foi feito o flagrante, em um hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém.

A partir de informações de inteligência, soube-se que havia um carregamento de entorpecente com plano de voo a Petrolina/PE. Minutos antes da decolagem, prevista para 7h30, o responsável pela droga foi abordado, enquanto caminhava do pátio à aeronave. Ao ver a polícia, correu para fora do aeroporto, mas foi alcançado.

A droga ocupava todo o espaço que sobrava na aeronave, além dos assentos para um passageiro e o piloto. Detalhes da circunstância do crime serão investigados a partir de inquérito aberto.

O homem foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas. O piloto não foi preso, pois não foi verificada participação dele no crime. A aeronave foi apreendida, assim  como o celular do preso.”

O que diz a igreja evangélica, dona do avião com drogas

Em nota, a instituição evangélica emitiu a seguinte nota:

“A Igreja do Evangelho Quadrangular recebeu com surpresa a notícia do envolvimento do monomotor Bonanza, de sua propriedade, com carga não autorizada.

Ao tomar conhecimento, imediatamente, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado do Pará acionou a Polícia Federal, que efetuou a prisão de uma pessoa e apreendeu a carga.

É interesse da Igreja que tudo seja esclarecido e, portanto, reafirma o seu compromisso de colaborar com as investigações”

Relação de todas as aeronaves do Brasil

Qualquer cidadão brasileiro pode saber quem são os donos de todos os aviões ou helicópteros existentes no Brasil, utilizando o  Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o cadastro da Anac. Para fazer o download é só clicar neste link. O documento é uma planilha Excel e, para fazer a busca, é só digitar “Crtl + L” no computador ou notebook. Em seguida digitar o prefixo ou o nome do proprietário, tipo de aeronave, município de registro ou o Estado. No caso de município vem a lista de todas as aeronaves cadastradas nessa cidade.

No celular depender de qual leitor de planilha é utilizado pelo aparelho. Há leitores no celular que oferecem na parte superior, à direita, três pontinhos de opções e clicar em “pesquisar.” A Anac oferece outras opções de arquivo além do Excel, como o CSV ou o JSON e para fazer a escolha é só clicar neste outro link.