fbpx
Início > Bancos alertam para o aumento de golpes com a aproximação das festas de final de ano

Bancos alertam para o aumento de golpes com a aproximação das festas de final de ano

Bancos alertam para o aumento de golpes com a aproximação das festas de final de ano | Imagem: Reprodução

Os bancos estão enviando alertas aos clientes para o aumento de golpes no final deste ano e recomendam aos correntistas a ficarem alertas. O mesmo pedido de maior atenção está sendo feito por empresas de segurança na internet, como é o caso do Avast. Ter atenção acima de tudo, é a recomendação principal.

O Banco Itaú está enviando e-mail aos seus clientes, onde inicia fazendo a seguinte pergunta: “Pagar com o cartão é muito prático, mas você entrega o seu ao vendedor ou não confere o valor nas compras presenciais?” “O golpe tá aí:Fraudadores se passam por ambulantes, taxistas e até entregadores, e essas pessoas cobram um valor maior do que o combinado ou passam uma quantia maior sem que você perceba”, responde.

Golpe da maquininha

Outro alerta do Itaú é para o denominado golpe da maquininha. O entregador diz que tem uma taxa extra pela entrega e a maquininha está com o visor que impeça de ver o valor e, em seguida, o pagamento não é concluído e é preciso refazer a cobrança, diz a instituição financeira. “Ficou na dúvida? Desconfie, não passe o cartão”, ressalta.

Sempre verifique o valor colocado na maquininha antes de inserir a senha ou aproximar o cartão – jamais realize pagamentos em maquininhas com visor que impeça de ver o valor, prossegue. “Não aceite taxas extras nas entregas dos pedidos. Caso o suposto vendedor diga que deu problema no pagamento e que precisa fazer uma operação nova, confira antes se o pagamento realmente não foi finalizado e jamais entregue seu cartão ao vendedor e ative e acompanhe as notificações de compras do seu cartão.

“Não leve golpe”, alerta o Banestes

Já o Banestes disponibilizou na sua rede bancária um encarte e alertas nos ônibus do sistema Transcol, onde, com o título “Não leve golpe”, dá as suas recomendações. “Não deixe tudo que você lutou pra conquistar cair nas mãos de golpistas”, assinala o banco estadual.

Entre as recomendações, o Banestes destaca: “Não baixe a guarda: Te ligaram falando que é do banco e pediram seus dados com urgência? Isso é golpe. Nessa luta, o oponente finge que é outra pessoa: um familiar, um amigo e até um funcionário do banco. Percebeu algo estranho? Para tudo. Seja resistente: o golpista faz de tudo para você pensar que é urgente. Mas, calma, você sempre tem tempo para conversar com os canais oficiais do Banestes. Desconfie”. E finaliza reforçando: “Nunca forneça dados sigilosos.”

Golpes da encomenda estão em alta, alerta o Avast

A empresa de segurança, que ficou popular entre os usuários de computador com o antibvirus Avast, está enviando alertas aos seus clientes e é onde diz: “Nada melhor do que descobrir que há uma encomenda esperando por você, e os cibercriminosos sabem muito bem disso. Assim, eles enviam notificações falsas alertando sobre um pacote que aguarda retirada. Obviamente, tudo o que eles realmente querem é o seu dinheiro, já que é preciso pagar para retirar a encomenda inexistente. É um golpe sujo, mas, felizmente, não é difícil evitá-lo.”

De forma resumida, o Avast explica como funciona o golpe: “ Em todo o mundo, vemos um aumento surpreendente destaque e onde um terço dos nossos usuários já foram atacados até o momento.Desses ataques, 80% usam engenharia social, com predominância do golpe da encomenda.Os bandidos dizem que há um pacote à sua espera só para atrair sua atenção. E claro, informam que é preciso pagar uma

“taxa” de retirada antes. Como estamos no fim de ano, é de se esperar que esses tipos de golpes sejam muito populares neste momento.”