fbpx
Início > Banestes vai usar plataforma de inteligência artificial criada por startup incubada na Ufes

Banestes vai usar plataforma de inteligência artificial criada por startup incubada na Ufes

Banestes vai usar plataforma de inteligência artificial criada por startup incubada na Ufes | Imagem: Freepik

A Aumo, startup incubada na Ufes, assinou contrato com o Banestes para a utilização da plataforma de inteligência artificial para empresas batizada como Aumo GPT. Customizada para o Banestes, no banco a plataforma terá o nome de Sab.IA.

Segundo divulgação do banco, neste primeiro momento o sistema está disponível apenas para os usuários da rede de agências e os curadores das áreas gestoras. “Durante este primeiro mês de implementação, a ferramenta passa pelo processo de imersão colaborativa, para que os colaboradores possam fomentar o seu aprendizado e melhorar a sua performance”, afirma o Banestes. O contrato foi assinado no último dia 10.

Segundo informações da Diretoria de Tecnologia do Banestes, na fase de testes foi realizada uma experiência com a plataforma em que se testou sua capacidade e habilidade em fornecer respostas coerentes e informativas aos usuários. A base de dados utilizada no Banestes continha informações ligadas às áreas que apresentam alto número de atendimentos em busca de orientações e procedimentos internos.

“A utilização da ferramenta contribuiu para atendimentos mais ágeis e eficazes aos usuários. Ao atuar como um FAQ (perguntas e respostas) inteligente, a plataforma se propõe a facilitar a automação de tarefas rotineiras e repetitivas, bem como a nos apoiar em treinamentos e alinhamentos operacionais com os empregados”, disse o diretor de Tecnologia, Vicente Duarte, na ocasião.

Tecnologia capixaba

A tecnologia é 100% capixaba. É a primeira do Espírito Santo que tem uma rede neural do tipo generativa, treinada e customizada no Estado usando os recursos do Atena, um supercomputador adquirido pela Universidade para modelar a plataforma de inteligência artificial. A Aumo GPT é um chatbot on-line de inteligência artificial semelhante aos lançados por grandes empresas no mundo.

De acordo com o professor emérito do Departamento de Informática da Ufes Alberto de Souza, “este último desenvolvimento da Aumo representa um importante passo para a consolidação da área de área de IA generativa no Espírito Santo”.

Texto: Sueli de Freitas