O funeral do Papa emérito Bento XVI será nesta próxima quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30 locais (5h30 no horário de Brasília), na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco. Segundo a Agência de Notícias do Vaticano, a Vatican News, o enfermeiro de turno que o estava acompanhando relatou que antes de falecer, Bento XVI em um fio de voz, mas de modo distinguível, disse em italiano: “Senhor, te amo!”.
Essas últimas palavras foram pronunciadas por Joseph Ratzinger, por volta das 3 horas da madrugada de 31 de dezembro, algumas horas antes de morrer. “Naquele momento eu não estava, mas o enfermeiro me contou logo depois. Foram as suas últimas palavras compreensíveis, porque sucessivamente não foi mais capaz de se expressar”, disse o secretário do Papa emérito, o bispo Georg Gänswein.
Visitação dos fieis nesta segunda-feira
Neste último domingo (1º), a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou imagens do corpo de Bento XVI na capela do mosteiro Mater Ecclesiae. A partir desta segunda-feira (2), os fiéis poderão dar seu adeus ao Papa emérito na Basílica Vaticana. O funeral será na quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30 locais (5h30 no horário de Brasília), na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.
O corpo do Papa emérito será levado até à Basílica de São Pedro e, dali, à cripta vaticana para a sepultura. Em 29 de agosto de 2006, Ratzinger conclui o seu testamento espiritual. Nesse documento, ele faz agradecimento a Deus, a lembrança da família, da Alemanha e da segunda pátria, a Itália consta no testamento espiritual de Bento XVI, que não deixa de ser também uma pequena aula de Teologia. Com uma certeza: “Jesus Cristo é realmente o caminho, a verdade e a vida — e a Igreja, com todas as suas insuficiências, é realmente o Seu corpo”.