Seis militares especializados em desastres e a cadela Case estão na missão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), que embarcou nesta última quarta-feira (8) para a Turquia, com o objetivo de ajudar no resgate de vítimas do terremoto, de 7,8 na escala Richter e que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira (6) desta semana. Os bombeiros capixabas integram a missão brasileira de 41 pessoas. Além dos seis bombeiros do Espírito Santo há outros 22 de São Paulo e seis de Minas Gerais. O número de mortos no terremoto já ultrapassa a 16 mil pessoas.
A relação de bombeiros capixabas que vão participar da missão de resgate internacional é composta pelo major Fabio, major Siwamy, capitão Marinho, sargento Sperancini, sargento Breno, cabo Vicentini e a cadela Case. Esta é a equipe do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo que foi para a Turquia. Eles fazem parte do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd), a equipe do CBMES especializada em resgates e desastres de grandes proporções.
Os militares saíram do Espírito Santo, na madrugada desta última quarta-feira (8) com destino a São Paulo, onde embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a Turquia. Lá, os militares ficarão à disposição das autoridades locais, para auxiliar na busca e resgate de vítimas que ainda estejam desaparecidas sob os escombros. A equipe do Espírito Santo foi enviada com autorização do governador Renato Casagrande.
Outras missões
Os militares do Cerd recebem treinamento especial para realizar resgates em locais de difícil acesso, ocorrências complexas, desmoronamentos e desabamentos, entre outros. Equipes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo atuaram nos desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Recife, em Pernambuco.
Com a iniciativa, o Brasil se soma a diversos outros países que já enviaram equipes de apoio e resgate à área atingida pelo terremoto. A União Europeia (UE), além de 19 de seus países-membros, já mobilizaram equipes. A Alemanha enviou um time de 50 profissionais e sete cães farejadores, e está preparando o envio de geradores de emergência, barracas e equipamentos para tratamento de água.
Os Estados Unidos enviaram cerca de 100 bombeiros e engenheiros de estrutura de Los Angeles, além de seis cães farejadores. O governo de Israel anunciou o envio de 150 profissionais, entre engenheiros, médicos e assistentes sociais. Rússia, China, Grécia, Líbia, Paquistão, Índia, Reino Unido e Austrália também anunciaram o envio de equipes ao local do terremoto.
ATUALIZAÇÃO: Bombeiros viajaram nesta quinta-feira (9)
Os seis militares e a cadela do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) embarcaram às 5h30 da manhã desta quinta-feira (09) com destino à Turquia. Os militares compõem a delegação brasileira que vai atuar em apoio às buscas e socorro às vítimas do terremoto que atingiu a região. Eles viajam em uma aeronave da Força Aérea Brasileira em vôo direto, com previsão de chegada ao destino às 17h30 de hoje (horário de Brasília). O decreto presidencial autoriza a permanência da delegação brasileira na missão até o dia 25 de fevereiro.