fbpx
Início > Bombeiros do Espírito Santo embarcam para auxiliar resgates na Turquia

Bombeiros do Espírito Santo embarcam para auxiliar resgates na Turquia

Bombeiros do Espírito Santo foram viajaram para a Turquia, acompanhados da cadela farejadora Case, para ajudar no resgate de vítimas do terremoto | Vídeo: Divulgação/CBMES

Seis militares especializados em desastres e a cadela Case estão na missão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), que embarcou nesta última quarta-feira (8) para a Turquia, com o objetivo de ajudar no resgate de vítimas do terremoto, de 7,8 na escala Richter e que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira (6) desta semana. Os bombeiros capixabas integram a missão brasileira de 41 pessoas. Além dos seis bombeiros do Espírito Santo há outros 22 de São Paulo e seis de Minas Gerais. O número de mortos no terremoto já ultrapassa a 16 mil pessoas.

A relação de bombeiros capixabas que vão participar da missão de resgate internacional é composta pelo major Fabio, major Siwamy, capitão Marinho, sargento Sperancini, sargento Breno, cabo Vicentini e a cadela Case. Esta é a equipe do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo que foi para a Turquia. Eles fazem parte do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd), a equipe do CBMES especializada em resgates e desastres de grandes proporções.

Os militares saíram do Espírito Santo, na madrugada desta última quarta-feira (8) com destino a São Paulo, onde embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a Turquia. Lá, os militares ficarão à disposição das autoridades locais, para auxiliar na busca e resgate de vítimas que ainda estejam desaparecidas sob os escombros. A equipe do Espírito Santo foi enviada com autorização do governador Renato Casagrande.

A cadela farejadora Case também viajou para a Turquia, para ajudar a salvar vítimas do terremoto | Imagem: CBMES

Outras missões

Os militares do Cerd recebem treinamento especial para realizar resgates em locais de difícil acesso, ocorrências complexas, desmoronamentos e desabamentos, entre outros. Equipes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo atuaram nos desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Recife, em Pernambuco.

Com a iniciativa, o Brasil se soma a diversos outros países que já enviaram equipes de apoio e resgate à área atingida pelo terremoto. A União Europeia (UE), além de 19 de seus países-membros, já mobilizaram equipes. A Alemanha enviou um time de 50 profissionais e sete cães farejadores, e está preparando o envio de geradores de emergência, barracas e equipamentos para tratamento de água.

Os Estados Unidos enviaram cerca de 100 bombeiros e engenheiros de estrutura de Los Angeles, além de seis cães farejadores. O governo de Israel anunciou o envio de 150 profissionais, entre engenheiros, médicos e assistentes sociais. Rússia, China, Grécia, Líbia, Paquistão, Índia, Reino Unido e Austrália também anunciaram o envio de equipes ao local do terremoto.

A delegação brasileira de Bombeiros Militares embarcou nesta manhã de quinta-feira (9) para a Turquia | Vídeo: Ministério das Relações Exteriores

ATUALIZAÇÃO: Bombeiros viajaram nesta quinta-feira (9)

Os seis militares e a cadela do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) embarcaram às 5h30 da manhã desta quinta-feira (09) com destino à Turquia. Os militares compõem a delegação brasileira que vai atuar em apoio às buscas e socorro às vítimas do terremoto que atingiu a região. Eles viajam em uma aeronave da Força Aérea Brasileira em vôo direto, com previsão de chegada ao destino às 17h30 de hoje (horário de Brasília). O decreto presidencial autoriza a permanência da delegação brasileira na missão até o dia 25 de fevereiro.