Desde 2018, ano da eleição presidencial que elegeu o presidente Jair Bolsonaro (PL), o Brasil conquistou o ranking mundial de ser o país com o maior número de ligações indesejadas do mundo e não mais largou o posto. A pesquisa é mundial, feita pela Truecaller ,empresa que administra o aplicativo de bloqueio dessas ligações em celulares. No caso brasileiro, a maioria dos telefonemas indesejados é de financeiras e bancos, querendo empurrar crédito consignado (44,1%), vendas insistentes (39%) e golpistas (16,9%).
De acordo com o relatório do Truecaller, em 10 meses deste ano, 1º de janeiro a 31 de outubro último, os brasileiros tiveram de tolerar uma média de 32,9 chamadas spam por usuário ao mês. Mas, no caso de aposentados, essa quantidade mensal ocorre por dia e quase a totalidade é de financeiras insistindo para que aceita um empréstimo por crédito consignado. Já há várias denúncias nos Proncon’s estaduais e nos Ministérios Públicos do Estados de que existe uma conivência entre servidores do INSS e as financeiras, fornecendo números de telefone e informações. Esse tipo de crédito tem risco zero para as financeiras, porque o pagamento é debitado automaticamente pelo INSS.
O TrueCaller é um aplicativo que funciona em diferentes sistemas operacionais e tem como objetivo principal substituir a lista telefônica dos aparelhos para deixá-la mais inteligente e útil, além de ser um identificador de ligações desconhecidas e um bloquear de chamadas spans. O aplicativo é gratuito.
Deveria servir de alerta ao governo, diz Truecaller
O Truecaller, que foi criado na Suécia em 2009, aponta no seu relatório deste ano: “Dizer que o Brasil tem um problema com o spam é pouco. Quatro anos consecutivos como o país mais afetado pelo spam deveria servir como alerta às autoridades locais para que sejam adotadas restrições pesadas e multas para essas atividades”, diz o levantamento do Truecaller, fundado em 2009 na Suécia.
A direção mundial do aplicativo justifica o relatório da seguinte forma: “O nosso Relatório Anual sobre Spam Global encontra-se agora no seu quinto ano. Ao longo dos anos, tem recebido uma atenção generalizada por parte dos meios de comunicação social, mas, para ser claro, esse não é o objetivo deste exercício. Muito trabalho vai para coletar esses dados internos e fazer sentido de tudo isso. Fazemo-lo por causa da maior responsabilidade que o Truecaller tem para compreender como o spam funciona em todo o mundo e usar essa informação para melhor proteger as pessoas, para tornar o nosso serviço melhor e para construir a confiança na comunicação”.
Neste relatório mais recente de 2021, a empresa constatou que a maioria dos telefonemas spam (44,1%) tem como origem os serviços financeiros, como as financeiras, empresas de cartão de crédito e empréstimos e os bancos. Logo depois vem as vendas (39%), como as ofertas de televisão por assinatura, promoções comerciais e oferta de produtos diversos. A inconveniência é completada por golpistas, que representam (16,9%) dos telefonemas inoportunos.
Após o Brasil, com a média de 32,9 chamadas inconvenientes por mês, vem o Peru em segundo lugar, com a média de 18 chamadas de spam por mês. Pela ordem de classificação de países com mais telefonemas inconvenientes do mundo, vem: Ucrânia; Índia, México; Indonésia; Chile; Vietnã; África do Sul; Rússia; Colômbia; Espanha; Equador; Turquia; Itália; Honduras; Costa Rica; Grécia; Emirados Árabes; e Estados Unidos.