fbpx
Início > Brasil terá mais mulheres do que homens nas Olimpíadas em Paris pela 1ª vez

Brasil terá mais mulheres do que homens nas Olimpíadas em Paris pela 1ª vez

Brasil terá mais mulheres do que homens nas Olimpíadas em Paris pela 1ª vez | Imagem: Reprodução

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou que esta será a terceira maior delegação da história de participação do Brasil nas Olimpíadas. Serão 277 atletas em Paris2024, competindo em 39 modalidades. “É a terceira maior delegação olímpica da nossa história, atrás apenas de Tóquio 2020 e Rio 2016, acentua o COB. A cerimônia de abertura será no dia 26 deste mês, uma sexta-feira, às 14h30 (horário de Brasília).

Do total de 277 atletas, 153 (55%) e 124 homens (45%) serão mulheres. A explicação do órgão para a maior presença das atletas mulheres na equipe brasileira se deve ao maior número de vagas em esportes coletivos. Foi dada a justificativa de que as brasileiras se classificaram no futebol, vôlei, handebol e rugby sevens. Já os homens obtiveram cotas apenas no vôlei e no basquete.

Com isso, o COB alega que a maioria feminina na delegação do país acaba sendo mais um passo no desenvolvimento e na luta do desenvolvimento do esporte feminino no Brasil. As Olimpíadas de Paris 2024, apesar de ter a cerimônia de abertura agendada para o dia 28 de julho, já no dia 24 o futebol masculino e o rúgbi de sete fazem sua estreia na competição esportiva. No Brasil, as transmissões pela televisão serão uma exclusividade da Rede Globo, além do canal a cabo SporTV e a plataforma de streaming Globoplay.

COB anuncia que a delegação brasileira em Paris 2024 terá maioria de mulheres | Imagem: COB

Expectativa do Comitê Olímpico Internacional

“A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 está a apenas alguns dias de distância. A excitação que envolve esta nação é palpável. À medida que este festival esportivo único se aproxima, todos nós sentimos que a França e o povo francês estão prontos para receber os melhores atletas do mundo com a hospitalidade e a paixão pelo esporte pelas quais são famosos em todo o mundo”, afirma o presidente do COI, Thomas Bach, em nota enviada ao Grafitti News.

“Milhões de pessoas já saudaram a chama olímpica em sua jornada pela França com uma enorme onda de entusiasmo. Todos nós estamos ansiosos por uma celebração inesquecível do esporte olímpico e da cultura francesa nas próximas semanas. O cenário está pronto para Jogos Olímpicos que serão mais jovens, mais inclusivos, mais urbanos e mais sustentáveis. Eles serão os primeiros Jogos Olímpicos totalmente alinhados com as reformas da Agenda Olímpica do COI do início ao fim. Serão Jogos Olímpicos onde todos podem fazer sua parte, não apenas como espectadores, mas como participantes”, prossegue Bach.

O dirigente mundial da competição acrescenta que quase nove milhões de ingressos já foram vendidos — seis milhões deles por menos de 50 euros (R$ 298,23). “Os fãs podem aproveitar eventos como ciclismo de estrada, triatlo ou maratona, que são abertos a todos. O público pode participar de eventos, como a “Marathon Pour Tous“, quando 40.000 pessoas correrão a mesma rota poucas horas antes dos atletas olímpicos”, afirma.