No primeiro trimestre deste ano, o TSE contabilizou 47.653 eleitores e eleitoras de 15 a 17 anos, em todo o Espírito Santo, e que estão aptos ao voto nas Eleições 2024
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) vem obtendo sucesso no desenvolvimento da campanha #SerEleitor, que busca destacar a importância de jovens de 15 a 17 anos a procurarem um cartório eleitoral, para obterem ao primeiro título de eleitor. Na última semana, durante dois dias e em apenas dois municípios capixabas, Ibatiba e Linhares, foram emitidos 279 Títulos de Eleitor aos adolescentes nessa faixa etária.
A campanha #SerEleitor foi fortalecida no início deste mês com o apoio de seis atletas olímpicos, que participam de um vídeo, divulgado no início deste mês, com o intuito de estimular os adolescentes a se tornarem eleitores e participar das eleições municipais deste ano. Este apoio dos atletas olímpicos foi noticiado pelo Grafitti News, inclusive com a veiculação do vídeo que se encontra no YouTube.
Durante dois dias, em Ibatiba (ES), 165 estudantes com idades entre 15 e 17 anos participaram da ação do TRE-ES e fizeram o alistamento eleitoral, garantindo o direito ao voto nas Eleições 2024. A iniciativa foi coordenada pelo cartório da 10ª Zona Eleitoral, com apoio da direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Profª Maria Trindade De Oliveira, dentro da campanha #SerEleitor.
O juiz eleitoral da 10ª Zona Eleitoral, responsável pelos atendimentos em Ibatiba e Brejetuba, Akel de Andrade Lima, destacou que os números positivos de alistamento de eleitores jovens foram resultado do atendimento itinerante realizado pelos servidores do TRE-ES, da sede e do cartório, além da parceria com a direção da EEEFM Profª Maria Trindade
A escola possibilitou aos estudantes da instituição que residem na zona rural, o atendimento durante o horário escolar. “A coincidência entre o horário escolar e o atendimento no cartório Eleitoral era um fator de impedimento para os alunos da zona rural tirar o título de eleitor”, disse Akel Lima.
O magistrado explicou que muitos dos estudantes atendidos residem em zona rural do município e se deslocam para centro da cidade, por meio de transporte escolar, e não teriam como fazer o alistamento por conta da coincidência de horário. Com o esforço realizado nos dias 10 e 11 de abril e a parceria com a diretora da EEEFM Profª Maria Trindade De Oliveira, Silésia das Graças Medenval, foi possível atender esse público.
Linhares
Já em Linhares (ES) e durante dois dias, 114 estudantes, com idades entre 15 e 17 anos, participaram de uma ação do TRE-ES e fizeram o alistamento eleitoral, também garantindo o direito ao voto nas Eleições 2024. Além deles, sete alunos aproveitaram para regularizar sua situação eleitoral. A iniciativa foi coordenada pelo cartório da 25ª Zona Eleitoral, com apoio da direção da EEEFM José de Caldas Brito, como parte da campanha #SerEleitor.
Nessa ação participaram o chefe do cartório da 25ª Zona Eleitoral, responsável pelo município de Linhares, André Santos Zanon; a coordenadora de Gestão de Eleições Informatizadas e de Contratos de TIC, Arlydia Gomes Astori; e os servidores do TRE-ES, Alan Max Ferreira Fiorotte, Angélica Dutra de Souza Nunes, Karla Azevedo Tognere e Rosiane Marrochi Xavier.
A juíza eleitoral Emília Coutinho Lourenço acompanhou toda a ação, que aconteceu dentro da EEEFM José de Caldas Brito, com o apoio da diretora Laisa Cominotti Rossim Prado.
Em três meses foram 47,6 mil novos eleitores adolescentes no ES
De janeiro a março de 2024, o sistema de informações do TSE contabilizou 47.653 eleitoras e eleitores de 15 a 17 anos em todo o Espírito Santo aptos ao voto nas Eleições 2024.
Em 2022, nos mesmos três meses, o Estado registrava 34.981 eleitoras e eleitores com idades entre 15 e 17 anos, o que representa um aumento no eleitorado jovem de 36,5%.
Como o adolescente consegue o Título pela internet
O TRE-ES orienta aos adolescentes que ainda não solicitaram o primeiro Título de Eleitor, para que acesse o serviço on-line da Justiça Eleitoral e faça a solicitação. De acordo com a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativo para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos, lembra a Justiça Eleitoral.
E é dada a seguinte informação: “É possível tirar o título de eleitor a partir dos 15 anos de idade. No entanto, somente ao completar 16 anos a pessoa poderá votar. Acesse esse serviço no campo Título Eleitoral. Mas atenção: jovens sem cadastro biométrico têm até 8 de maio para solicitar o alistamento”, finaliza.