Após uma ampla mobilização dos moradores de São Mateus (ES) reivindicando que o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), mais conhecido como Campus da Ufes de São Mateus, venha a ofertar curso de Medicina, o Ministério da Educação (MEC) recebeu a solicitação formal nesta última terça-feira (15). O senador Fabiano Contarato (PT-ES) esteve no MEC acompanhado do deputado federal Helder Salomão (PT-ES), do vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton e do diretor do Ceunes/São Mateus, Luiz Antonio Favero Filho.
A comitiva foi recepcionada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio e sua equipe. “Esse será o primeiro curso de Medicina com vagas públicas no Norte do Espírito Santo. Nosso mandato é aliado da educação e enquanto líder do PT no Senado estou me empenhando ao máximo para trazer o curso de Medicina para Universidade Federal do Espírito Santo. Educação é amor e coragem”, disse Contarato após protocolar a solicitação formal.
Coleta de assinaturas
No dia 25 de maio deste ano diversos setores da sociedade mateense estiveram na quadra coberta do Centro de Vivência do Bairro Carapina, contando com o apoio logístico da Prefeitura de São Mateus. O objetivo do encontro foi participar do evento para a coleta de assinaturas, para fazer a solicitação de o Ceunes vir a oferecer curso de Medicina.
Naquela oportunidade, a quadra coberta abrigou os gestores do executivo e legislativo municipal, professores, pais e alunos das redes pública e privada, jornalistas, artistas, empresários e público em geral, de todas os distritos de São Mateus. Naquela ocasião, a secretária municipal de Educação, Marília Silveira, relatou que a coleta iria prosseguir nas escolas da Rede Pública, na Universidade e no Centro Administrativo da Prefeitura. “Queremos que cheguem números grandiosos de assinaturas às mãos do Ministro da Educação, Camilo Santana. Essa será uma conquista da maior importância para São Mateus e todo o Norte do Estado”, disse a secretária.