fbpx
Início > Campus da Ufes de São Mateus (ES) realiza seminário indigena

Campus da Ufes de São Mateus (ES) realiza seminário indigena


O evento, a ser realizado entre os dias 23 e 26 de abril, já está com a ficha de inscrição aberta


Campus da Ufes de São Mateus (ES) realiza seminário indígena | Imagens: Divulgação/Ufes

O Tupiabá – Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Escolar Indígena realizará, entre os dias 23 e 26 de abril, a 5ª edição do Seminário Abril Indígena, que acontecerá na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Campus São Mateus e no Parque Estadual de Itaúnas. Para participar é solicitado o preenchimento prévio de uma ficha de inscrição.

Essa ficha está disponível em um formulário on-line, que pode ser acessado clicando neste link. O Tupiaba é um grupo de professores pesquisadores que atuam em escolas indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Um dos objetivos é lançar o desafio “de unir projetos com diferentes potenciais de origens destas comunidades e construímos a narrativa Tupiabá, inspirada nos projetos de origens nativas”, segundo a apresentação no site oficial.

Dialógos

Com o tema “Itaúna Indígena: mitos e encantados nas memórias e identidades dos povos das dunas”, o evento promove diálogos sobre os territórios de etnoconhecimentos dos povos indígenas capixabas e amazônicos, fortalecendo a memória, identidade e cultura dessas comunidades.

“Os nossos projetos com Povos Originários são circularidades educativas fundamentadas em metodologias participativas realizadas por professores e estudantes universitários que almejam construir experiências culturais e cosmológicas com estas comunidades. Os participantes são membros do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Experiência do Sensível (NUPEEES) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Imagem, Tecnologia e Infâncias da Ufes”, informa o grupo em informativo divulgado na internet.