Texto: Caroline Reis (bolsista de projeto de Comunicação)
O Setor de Anatomia do Departamento de Morfologia da Ufes realiza nesta quinta-feira, 29, das 13 às 17 horas, a V Mostra Anatômica Integrativa do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Trata-se de uma experiência interativa com a exposição de trabalhos acadêmicos, como posters produzidos por estudantes, e de peças anatômicas cadavéricas e plastinadas.
A mostra é aberta à comunidade em geral e vai acontecer nos Laboratórios de Anatomia 1, 2 e 3, localizados no Prédio Básico II, em frente ao Restaurante Universitário do campus de Maruípe. Para grupos com mais de dez pessoas, é necessário conferir se ainda há vagas disponíveis.
A mostra é um evento de extensão conduzido por estudantes de Biologia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional em conjunto com os departamentos de Ciências Fisiológicas e Medicina Social. O objetivo é incentivar o interesse pela pesquisa científica desde os primeiros anos dos cursos de graduação, e também contribuir para a interdisciplinaridade entre os diferentes períodos dos cursos da área da saúde, uma vez que na mostra será possível acompanhar os trabalhos dos alunos do primeiro ao último semestre.
A professora do Departamento de Morfologia e coordenadora da Mostra, Polyana Dalpiaz, também destaca a oportunidade de promover a interação entre a comunidade externa e a Universidade, no campo da graduação e pós-graduação.
“A ideia é que a linguagem usada seja de fácil compreensão para os alunos do segundo e do terceiro ano do ensino médio, que são nosso público-alvo. Queremos aproximar a comunidade da Universidade e, além disso, promover uma grande integração entre os estudantes da Ufes com estudantes de outros cursos”, ressalta a coordenadora.
Mais informações sobre a V Mostra Anatômica Integrativa podem ser obtidas em seu perfil do Instagram, ou através dos e-mails neroonufes@gmail.com e polyvitoria@yahoo.com.br.
Aulas interrompidas nesta última última terça
A Administração Central da Ufes comunicou nesta última terça-feira (27) que a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais no campus de Goiabeiras, prevista para ocorrer inicialmente pela manhã, acabou sendo estendida para todo o dia. A medida ocorreu em função de um rompimento de adutora, que acabou comprometendo o fornecimento de água para os prédios.
Com isso, o funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras e Maruípe permaneceram suspensos nessa terça-feira, inclusive para o jantar. Em razão disso, as atividades acadêmicas no campus de Maruípe também foram suspensas, ficando mantidas apenas as atividades administrativas e os estágios na área de saúde. Somente o Teatro Universitário manteve à noite a apresentação da Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo, porque possui fornecimento de água independente e não foi afetado pelo problema que provocou a suspensão das atividades no campus de Goiabeiras.