Sala interativa foi equipada com recursos do projeto “Programe-SE”, realizado em parceria com a “Action!”
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) inaugurou o Laboratório de Metodologias Ativas do Campus Colatina. O espaço, que conta com mobiliário e equipamentos para facilitar a interação entre alunos e professores, foi implementado com investimentos institucionais e recursos do Projeto Programe-SE, realizado em parceria com a associação empresarial representante do setor de Informatica, a Action!.
Segundo nota divulgada pelo Ifes, os recursos para o desenvolvimento da ação foram obtidos através de emenda parlamentar da bancada federal capixaba à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 5 milhões de reais em ações para o desenvolvimento de formação em programação no Ifes em dois projetos.
Foram os projetos Programe-SE, voltado para alunos do Ensino Fundamental; e Reprograme-SE, com o objetivo de oferecer requalificação profissional para pessoas de todas as idades. O Programe-SE contou com dois ciclos e 12 projetos sediados nas unidades do Instituto. Os investimentos na montagem da sala e nos equipamentos em Colatina foram de cerca de R$ 450 mil.
Bancadas de trabalho para atividades
O laboratório possui bancadas de trabalho para atividades “mão na massa”, mesas modulares e cadeiras adaptáveis a diversas configurações, kits educacionais de robótica, notebooks, impressoras 3D, TVs de 55 polegadas com suporte, projetores, entre outros equipamentos que atendem à abordagem pedagógica de metodologias ativas. A proposta é baseada em princípios como autonomia e protagonismo do estudante, problematização e reflexão sobre a realidade, pensamento criativo e inovador, trabalho em equipe, entre outros.
O coordenador do Programe-SE, professor Alextian Bartholomeu Liberato, apresentou a sala e destacou que a implantação de um espaço com essa configuração valoriza ainda mais as formações do projeto. Ele exemplificou casos em que a relação de ensino e aprendizagem ultrapassou os ciclos previstos. “Muitos alunos do Ensino Fundamental têm o primeiro contato com a programação a partir do Programe-SE e depois voltam como alunos do Ifes e monitores das atividades, se envolvendo com competições de robótica, com a elaboração de jogos, entre outros fazeres tecnológicos. Há um sentimento de que esse espaço é deles e para eles mesmos, o que é uma verdade”, afirmou.
Para o reitor do Ifes, Jadir Pela, a inauguração é um marco de uma entrega institucional, resultado de uma articulação de muitos parceiros. “É importante agradecermos, enquanto Ifes, ao ex-deputado Felipe Rigoni, por acreditar em nós. Também aos parceiros da prefeitura, pois para promovermos esse tipo de transformação tão significativa na vida desses jovens, precisamos de muitas mãos trabalhando juntas. Outro parceiro fundamental dessa iniciativa é a Action!, que nos trouxe a demanda por formação de mão de obra em desenvolvimento de sistemas e programação, e ajudou a construir a solução, por meio do Programe-SE”, lembrou.