Por fala de conhecimento, milhares de capixabas que perderam seus documentos não vão nos dois locais onde há possibilidade de encontrar a documentação perdida ou desaparecida em um assalto ou roubo. Um desses locais é os Correios, cuja busca pode ser feita através da internet, clicando neste link. Os documentos são entregues por pessoas que os encontraram. Os Correios armazenam por até 60 dias. Caso esteja de posse da documentação, o site informa o local e a entrega ocorre mediante o pagamento de uma taxa.
No caso específico do município de Vitória (ES) há uma outra alternativa de saber se o documento perdido foi encontrado. É a Casa do Cidadão, que fica na Avenida Maruípe, nº 2.544, no Bairro Itararé e que funciona das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Nesse local estão à espera do dono um total de 8.402 documentos, entre Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, Certidões de Nascimento e Casamento e até certificados de Alistamento Militar. O interessado pode se informar se o documento se encontra lá clicando neste link e informar apenas o seu nome completo.
No Carnaval aumento o número de documentos perdidos
A retirada é presencial, devido aos procedimentos de registro de baixa. “Sabemos os transtornos que a perda de documentos representa para uma pessoa e, em período de férias e feriados prolongados, como o Carnaval, aumenta o número de documentos perdidos”, diz a coordenadora de Atendimento e Infraestrutura da Casa do Cidadão, Maely Teodoro.
Somente neste ano, Maely já recebeu e cadastrou 41 documentos. Quem encontrar um documento perdido pode entregá-lo na recepção da Casa do Cidadão e não precisa se identificar. Somente em 2022, foram recebidos 540 documentos e apenas 69 foram buscados. Ao contrários dos Correios, na Casa do Cidadão não existe prazo de permanência dos documentos.
O órgão avisa que para a retirada do documento, o cidadão deve apresentar outra identificação, preferencialmente contendo foto. Já para os menores de 18 anos, o documento é entregue ao pai, mãe ou responsável legal, mediante apresentação de documento que comprove o parentesco. Quem achar um documento pode entregá-lo na Recepção Central da Casa do Cidadão.