fbpx
Início > Casagrande anuncia inicio de uma flexibilização tímida para o comércio a partir da próxima semana

Casagrande anuncia inicio de uma flexibilização tímida para o comércio a partir da próxima semana

Governador anunciou a reabertura do comércio por três dias na semana que vem | Foto: Reprodução do YouTube

Ao divulgar o 49º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência a partir desta segunda-feira (5) até o próximo domingo (11), o governador Renato Casagrande anunciou uma flexibilização no comércio. Os estabelecimentos comerciais de rua e os de shopping centers poderão funcionar na próxima semana apenas por três dias (quarta, quinta e sexta-feira), mas os ônibus do sistema Transcol vão continuar suspensos e somente voltarão a circular no dia 12.

No seu pronunciamento através das redes sociais, o governador não explicou o motivo de reabrir o comércio e de proibir a circulação dos ônibus municipais e dos entre terminais do sistema Transcol. Alguns regiões, como o Centro de Vitória, o comércio somente sobrevive com os clientes de outros bairros e municípios da região metropolitana, uma vez que o quantitativo de moradores do Centro é muito pequeno para viabilizar o comércio do bairro.

Casagrande disse que os ônibus intermunicipais voltarão a circular a partir desta segunda-feira, mas com a limitação de que a ocupação de cada veículo seja de 50%. Já os ônibus interestaduais vão continuar proibidos e somente voltarão a circular a partir do próximo dia 12.

Mapa de risco

Na região metropolitana de Vitória, Apenas Fundão ficou fora da classificação de risco extremo

O novo mapa de risco anunciado pelo governador vai vigorar entre esta segunda-feira (5) e o dia 11. Dos 78 municípios do Estado, 37 estão classificados como sem do de risco extremo, incluindo seis dos sete municípios da região metropolitana (Serra, Vitória, Cariacica, Vila Velha, Viana e Guarapari). Apenas Fundão foi classificado como sendo de risco alto. Nesta classificação de risco alto se encontram 39 municípios e apenas dois (Ibitirama e Conceição da Barra) ficaram como sendo de risco moderado.

O governador disse que n a reabertura dos estabelecimentos comerciais nos municípios de risco extremo, os supermercados vão poder funcionar até às 20h, os restaurantes até às 16h. O comércio de rua e os shoppings poderão funcionar apenas na quarta, quinta e sexta-feira, sendo o primeiro de 10h às 18h e os shoppings de meio-dia às 20h. Os prestadores de serviço a partir das 9h.

Nas cidades de risco extremo os estabelecimentos ficarão proibidos de abrir as portas, na semana que vem, no domingo, segunda e terça-feira e no sábado. Os bares continuarão proibidos de abrir as portas, pelo menos na semana que vem. O governador disse que vai intensificar uma fiscalização nas praias, para evitar aglomeração. Casagrande não fez nenhuma referência ao trem Vitória-Minas, cuja proibição de circulação, definida pelo decreto em vigor, vigora até este domingo (4). Ele justificou as medidas como sendo necessárias para conter as mortes e os contágios pelas novas variantes do Covid-19.

Assista a íntegra do pronunciamento:

Assista a íntegra do pronunciamento do governador Renato Casagrande feito na noite desta sexta-feira (2)