As comemorações de Corpus Christi em Castelo, que inclui os famosos tapetes coloridos nas ruas, estão, segundo a Prefeitura local, entre as dez maiores manifestações religiosas do Brasil. Este ano o tema é “Pão em todas as Mesas”
O município de Castelo (ES), localizado a 148 Km a Sudeste de Vitória (ES), inicia nesta quarta-feira (7) a 60ª Festa de Corpus Christi, onde é apresentado pelas ruas os tradicionais tapetes coloridos nas ruas por anda passa a procissão religiosa. Os tapetes são desenhados com pedras, palhas e materiais reciclados e a sua confecção conta com a participação da população. O ponto alto das festividades religiosas ocorrerá nesta quinta-feira (8), feriado nacional de Corpus Christi.
A Prefeitura de Castelo está anunciando que neste ano, durante a 60ª Festa de Corpus Christi, vai promover a “Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores”. E acrescenta que no espaço da feira comercial vão ser vendidos em 30 estandes os produtos da região. Entre esses é citado cafés especiais, biscoitos, pães, doces, cavacos, bonecas de pano, toalhas bordadas e pintadas, macramês, crochês, orquídeas, cactos, rosas do deserto e suculentas. Para ir a Castelo, a partir de Vitória, há duas alternativas. Uma é ir pela BR 262 até Venda Nova do Imigrante e de lá a Castelo. A outra opção é seguir pela BR 101 até Cachoeiro de Itapemirim e de lá seguir para Castelo.
Tapetes coloridos
A tradicional Festa de Corpus Christi de Castelo é uma promoção da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em parceria com a Prefeitura. Este ano, o tema da festa será “Pão em todas as Mesas” e para a confecção dos tapetes serão utilizados materiais como: palha de café, pó de café, pó de pneu, pó de serra, pedras, folhas, cipreste, flores, papel, entre outros.
Mais de três mil voluntários diretos e indiretos estão trabalhando durante meses nos preparativos da festa e na montagem dos quadros e passadeiras. Além da confecção dos tapetes com mais de cinco mil metros quadrados em dois mil e duzentos metros de ruas e avenidas, a programação da festa também vai contar com missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, Missa Campal presidida pelo bispo arquidiocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, procissão com o Santíssimo Sacramento e queima de fogos.
“Essa será uma festa especial, são 60 anos dos nossos tapetes! Estamos empenhados em fazer uma festa linda e inesquecível. Convido a todos para participarem desse momento de fé, arte e tradição”, ressaltou o prefeito de Castelo, João Paulo Silva Nali (PTB). Durante o evento, os castelenses e visitantes também poderão aproveitar outras atrações como a “Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores”, a “Feira da Gastronomia Castelense”, a “Praça de Alimentação das Entidades”, a “Praça de Alimentação das Comunidades” e a “Feira de Ambulantes” na Avenida Nossa Senhora da Penha.
Serviço:
Programação de Corpus Christi em Castelo (ES):
Nesta quarta-feira (7): 18h – Início dos trabalhos de confecção dos tapetes
No feriado nacional, dia 8:
- – 7h: Celebração Eucarística – Pastoral Familiar
- – 9h: Celebração Eucarística – Catequese e Infância e Adolescência Missionária (IAM)
- – 10h30: – Celebração Eucarística – Jovens e Crismandos
- – 12h: – Celebração Eucarística – Paróquia Santo André Apóstolo – Aracuí
- – 16h: – Missa Campal, seguida de Procissão com o Santíssimo Sacramento
Paraju, em Domingos Martins (ES) não terá festa no dia de Corpus Christi
A tradicional confecção de tapetes de Paraju, distrito de Domingos Martins (ES), 74 Km de Vitória (ES), não vai ocorrer nesta quinta-feira (8), feriado nacional de Corpus Christi. Segundo a Arquidiocese de Vitória (Aves), a comemoração religiosa ocorrerá no próximo sábado (10) e domingo (11|). “O evento promete reunir moradores e visitantes para uma programação repleta de fé, devoção e momentos especiais”, segundo a Aves.
A festividade em Paraju terá início no sábado, dia 10, a partir das 18 horas, com a confecção dos tapetes de flores, uma das marcas registradas da celebração de Corpus Christi. Fiéis e voluntários se reunirão para criar obras de arte coloridas e delicadas, que enfeitarão as ruas próximas à paróquia. “O processo de confecção dos tapetes é um momento de união e de expressão de amor e devoção à Eucaristia”, ressalta a Arquidiocese.
Já no domingo, dia 11, a programação terá início às 10 horas com a Missa Campal, presidida por Dom Andherson Franklin, bispo auxiliar de Vitória. A festa de Corpus Christi é um momento especial para os fiéis, uma ocasião de reflexão, adoração e celebração da presença de Jesus Cristo na Eucaristia. “A paróquia Santíssimo Sacramento, em Paraju, se prepara para acolher a todos de braços abertos, em um clima de fé e devoção, para vivenciar momentos únicos e reforçar os valores religiosos e espirituais que permeiam a comunidade”, diz a Aves.