Neste 1º de Maio as comemorações do Dia do Trabalhador continuarão sendo realizadas na frente da Rodoviária de Vitória, no início do Portal do Príncipe, no Bairro Ilha do Príncipe, em Vitória (ES). O evento se inicia às 8h30. Neste ano as festividades tem como tema “Por m Brasil mais justo.”
As bandeiras de luta deste 1° de Maio, conforme anunciaram as centrais, são emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público. O evento, tanto no Espírito Santo quanto nacionalmente, é realizado unificadamente pelo sexto ano conscutivo por oito centrais sindicais:
- . Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB);
- . Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
- . Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
- . Força Sindical;
- . Central Única dos Trabalhadores (CUT);
- . União Geral dos Trabalhadores (UGT);
- . Intersindical – Central da Classe Trabalhadora;
- . Pública Central do Servidor
CUT
A presidente da Central Única do ES, Clemilde Cortes Pereira, disse que, nesse 1º de Maio em que o Brasil se reconstrói política e economicamente, “a classe trabalhadora se mobiliza para resgatar direitos previdenciários e trabalhistas, retirados pelas reformas da Previdência (no governo do inelegível) e Trabalhista (no governo do golpista Michel Temer)”.
Para Clemilde, os sindicatos precisam recuperar direitos que protegiam os trabalhadores, como a obrigação das empresas fazerem as homologações de rescisões com o acompanhamento dos sindicatos; o fim da Ultratividade dos Acordos e Convenções Coletivas, dos contratos intermitentes que deixam trabalhadores sem a segurança previdenciária, dos acordos individuais que só prejudicam os trabalhadores.
Na programação deste ano, no evento a ser realizado na Ilha do Príncipe, consta: Manifestações políticas, atrações culturais, Coral Serenata e Banda Amaro Lima e lazer para as crianças.
O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, confirmou que o presidente Luiz Inácion Lula da Silva participará do Ato Nacional Unificado das Centrais Sindicais neste 1º de Maio, em São Paulo. “O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora é uma data de luta, que contará com a participação de grandes lideranças nacionais comprometidas com a classe trabalhadora, entre elas, a nossa maior liderança popular: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Sérgio Nobre.