fbpx
Início > Cesan comunica novo modelo de conta apenas em suas redes oficiais e “permite” geração de fake news

Cesan comunica novo modelo de conta apenas em suas redes oficiais e “permite” geração de fake news


O erro de não dar ampla divulgação ao novo modelo das contas de água, levou a Cesan a ter que emitir nota após circulação de vídeo fake news.


Cesan muda modelo da conta sem avisar à população e permite a geração de fake news. A falta de informação oficial pela Cesan contribuiu para gerar a desinformação, como no vídeo acima que circulou nas redes sociais | Vídeo: Redes sociais e Cesan

Uma falha na comunicação da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que atende a 73% da população capixaba e está presente em 53 dos 78 municípios do Espírito Santo, permitiu a geração de fake news sobre o novo modelo de conta de cobrança. Um vídeo circulou nesta semana nas redes sociais, onde “informa’ que grupos criminosos estavam emitindo contas de cobrança em nome da Cesan, utilizando um modelo diferente ao “atual.”

Em seguida, a Cesan veio à público, por meio de comunicado, informar que o novo modelo era dela mesmo. “A Cesan esclarece que o conteúdo do vídeo não procede”, diz na inicial da nota.

“Desde setembro de 2024, a Companhia implementou um novo layout de fatura, com o objetivo de facilitar ainda mais a leitura e o entendimento por parte dos nossos clientes. A principal novidade desse novo formato é a inclusão do código PIX, que proporciona maior praticidade no momento do pagamento”, diz a empresa que se ”esqueceu” de revelar a nova modalidade aos clientes.

Vídeo nas redes sociais

“Além disso, as informações estão agora organizadas de maneira mais clara e objetiva, garantindo a todos os usuários uma experiência ainda mais acessível. As faturas apresentadas no vídeo em questão tratam-se de dois modelos distintos: o antigo, que estava em uso antes de setembro, e o novo, já em circulação. Não se trata de falsificação ou irregularidade, apenas de uma transição entre os layouts. A circulação do novo modelo foi divulgada pela Companhia, nos canais oficias à época”, alega a Cesan em nota.

“Ressaltamos que o cliente que aparece no vídeo já foi identificado e contatado por nossa equipe de atendimento e a situação foi devidamente esclarecida. Reforçamos nosso compromisso com a transparência e com a qualidade dos nossos serviços, sempre atentos à segurança e à confiança dos nossos clientes. Em caso de dúvidas, orientamos a todos que entrem em contato diretamente com nossos canais oficiais de atendimento, que estão à disposição para prestar esclarecimentos”, conclui a nota da empresa de saneamento.

Comunicado em redes oficiais

“A Companhia comunicou de forma oficial, utilizando os seus canais de comunicação acessíveis à população, por meio dos links”:  https://www.cesan.com.br/_news-cesan-/boletos-da-cesan-podem-ser-pagos-via-pix-para-maior-comodidade-dos-clientes/  https://www.instagram.com/p/DA1HKQvPa8T/;  https://www.cesan.com.br/_news-cesan-/cesan-disponibiliza-pagamento-via-pix-nas-faturas-de-segunda-via/.