fbpx
Início > CFC alerta aos contadores sobre o golpe da central de atendimento do WhatsApp

CFC alerta aos contadores sobre o golpe da central de atendimento do WhatsApp


Golpistas estão atacando escritórios de contabilidade e a entidade pede mais cautela na hora de manusear essas mensagens


CFC alerta aos contadores sobre o golpe da central de atendimento do WhatsApp | Foto: Freepik

“Fique atento ao golpe da Central de Atendimento do WhatsApp. O CRC Digital não dispõe de central de atendimento. Nunca forneça os seus dados nem a cópia de documentos pessoais”, alerta o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aos 533.309 contadores na ativa em todo o Brasil.

“Caso seja abordado, procure uma delegacia de crimes cibernéticos em sua região, registre um boletim de ocorrência e comunique ao seu Conselho Regional de Contabilidade”, reforça a entidade de classe. É lembrado que a cada dia surgem novas ameaças virtuais buscando lesar pessoas. Com isso, os esses profissionais também têm sido alvos de tentativas de golpes.

Para evitar esse tipo de adversidade, é dada as seguintes dicas de segurança:

  • Tenha sempre na sua agenda telefônica o número oficial do WhatsApp do seu Conselho Regional. No caso  do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), o Whatsapp Business é (27) 3232-1600. Salve-o em seus contatos e desconfie de mensagens enviadas por outros números, que não seja o da sua entidade de classe. Se isso acontecer, entre em contato com o Conselho pelos canais oficiais disponíveis no site oficial para verificar a autenticidade.
  • Canais e e-mails oficiais: O CRCES envia e-mails apenas de endereços com o domínio @crc-es.org.br. Se receber e-mails com outro domínio, desconfie e entre em contato pelos canais oficiais para verificação. Adicione o domínio @crc-es.org.br à sua lista de remetentes confiáveis para receber notícias, atualizações e comunicados oficiais. Além disso, faça a adesão ao Domicílio Eletrônico do CFC (aqui), que em breve será mais um canal oficial e seguro para troca de informações e documentos. 
  • Cancelamento de registros: Os Conselhos Regionais somente cancelam registros ou carteiras de profissionais à revelia no caso de falecimento, comprovado por fontes oficiais, como a Receita Federal.
  • Baixa de registros: O seu Conselho Regional só realiza a baixa de registros de profissionais mediante solicitação formalizada pelo próprio interessado, através dos nossos canais oficiais.
  • Envio de documentos: Nunca envie cópias de documentos por canais eletrônicos sem antes confirmar a legitimidade do solicitante e a existência de alguma pendência. Utilize sempre os canais oficiais para essa verificação.

Boletos e notificações de cobrança:

  • O Conselho Regional não envia boletos para pagamentos de multas antes do devido processo, respeitada a ampla defesa e o direito ao contraditório dos profissionais contábeis. Ou seja, antes de receber a multa, o profissional primeiramente é notificado. Por isto, caso receba um boleto para pagamento de multa referente a um processo junto ao Conselho e ainda não tenha recebido nenhuma notificação ou passado pelo procedimento de defesa, o profissional da contabilidade deve desconfiar e entrar em contato com o seu Conselho Regional para verificar se a cobrança é legítima.
  • Em caso de dúvidas, os profissionais e organizações contábeis também podem conferir no Portal de Serviços do Conselho Regional, mediante acesso com login e senha, se em seu cadastro consta pendência de multa de infração. Em Serviços Online, na opção “Impressão de Guias” é possível verificar todos os débitos em aberto com o Conselho.

Proteção de dados

  • Mantenha seu cadastro atualizado junto ao seu Conselho, troque sua senha regularmente e evite o uso de senhas fracas. E o mais importante: não compartilhe suas senhas! Sugerimos a verificação da força e confiabilidade das senhas utilizadas por meio da ferramenta gratuita da Kaspersky / Have.

Cuidado com phishing

  • Não clique em links suspeitos, mesmo que enviados por conhecidos. Esteja atento a mensagens e e-mails fraudulentos.

Autenticação de dois fatores

  • Utilize a autenticação de dois fatores sempre que possível. Isso adiciona uma camada extra de segurança às suas contas.

Denúncia de tentativas de golpe

Caso seja alvo de uma tentativa de golpe digital, denuncie às autoridades competentes para que possam rastrear, investigar e punir os responsáveis, ajudando a tornar o ambiente virtual mais seguro para todos. (Colocar meio de acesso à delegacia de crimes digitais, onde pode ser registrado um B. O.)