Por Fabrício Lourenço/Repórter do CFC
O Programa de Voluntariado da Classe Contábil foi apresentado, na última semana, em Brasília (DF), ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, pelo vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, e pela diretora executiva da entidade, Elys Tevania.
“Ministro Wellington, o nosso Programa CFC Voluntário tem o início da sua história quando o Conselho Federal firmou, em 2008, um acordo com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Fome Zero”, pontuou o vice-presidente Joaquim. À época, o acordo firmado previa o apoio dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) aos Conselhos de Alimentação Escolar em municípios de todo o país.
Na ocasião, um vídeo sobre o Programa CFC Voluntário foi apresentado ao ministro. Ao parabenizar a entidade pelo trabalho realizado, o titular da pasta federal disse: “Precisamos somar esforços com o CFC para que possamos fazer o Brasil voltar a crescer”.
Ao fim da reunião, o vice-presidente e a diretora executiva entregaram ao ministro o livro dos 75 anos do Sistema CFC/CRCs. Na ocasião, o vice-presidente Joaquim colocou o CFC à disposição para “trabalharmos juntos na redução da pobreza do Brasil, a fim de contribuir com a qualificação das famílias atendidas pelos programas sociais”.
Sobre o CFC Voluntario
O Programa visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A classe contábil disponibilizará seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da contabilidade.
O CFC voluntario é dividido em quatro subprogramas: Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais; Educação Financeira, Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso; e ações locais de voluntariado. Há, atualmente, no programa, mais de 9 mil voluntários em todo o país.