Por Lorena Molter/Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou de uma reunião com os gestores do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro aconteceu na modalidade virtual na última semana. A autarquia faz parte da iniciativa desde o primeiro semestre deste ano.
Durante a reunião foram apresentados aos participantes os principais projetos para 2022. Entre essas iniciativas, estão o Movimento Elas Lideram 2030; o Movimento Raça é Prioridade; o Movimento Salário Digno; a Trilha de Direitos Humanos e Empresas; o Empoderando Refugiados; o Fórum Empresas com Refugiados; e os Women’s Empowerment Principles. No encontro, foi esclarecido que o objetivo dos movimentos que envolvem o Pacto Global é “gerar impacto a partir de compromissos públicos de um grupo de empresas através de ação coletiva e individual, para o alcance dos ODS”. Os chamados “ODS” são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São 17 metas que visam solucionar questões que envolvem o Brasil e o mundo, como fome, pobreza, igualdade de gênero, redução de desigualdades, consumo e produção responsáveis, entre outros.
Na pauta relacionada aos Direitos Humanos, foi apresentada a plataforma voltada para o assunto, que busca conscientizar e engajar as empresas e as altas lideranças, com a finalidade de fortalecimento e de promoção desses direitos. No encontro foram esclarecidas, inclusive, as responsabilidades e os deveres do Estado e das empresas relacionadas ao tema.
O CFC também participou, na manhã desta quarta-feira (10), da reunião da plataforma anticorrupção, também do Pacto Global. No encontro, foi explicado que o objetivo dessa inciativa é “conscientizar e engajar as empresas, especialmente a alta liderança, fomentando ações e práticas de combate a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina”.
Outro ponto abordado foram os principais projetos para 2022. Entre as atividades, estão o Movimento Transparência 100%; a Ação Coletiva do Setor da Agroindústria; a Ação Coletiva do Setor de Energia e Renováveis; e Movimento pela Integridade do Setor de Engenharia e Construção.
Participação do CFC no Pacto Global
Em 2022, o CFC tornou-se membro do Pacto Global. A sua participação foi confirmada por meio de carta assinada pela diretora-executiva do Pacto Global das Nações Unidas, Sanda Ojiambo. Com a sua adesão, a autarquia compromete-se a apoiar os princípios do Pacto nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, assim como o cumprimento da agenda global de sustentabilidade. No entanto, antes mesmo de fazer parte da iniciativa, o Conselho já adotava práticas alinhadas ao Pacto.
Segundo a carta da ONU enviada ao CFC, o Pacto Global é “a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo, com milhares de participantes empresariais e outras partes interessadas da sociedade civil, trabalhista e governamental localizadas em 160 países”.
Pacto global
Iniciativa criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) nos anos 2000, o Pacto Global tem como intuito encorajar as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social. A proposta do Pacto é o alinhamento das empresas com os 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
No Brasil, o projeto chegou em 2003 e é a terceira maior rede do mundo, sendo a maior da América Latina, com mais de 1000 membros. No País, os projetos são desenvolvidos por meio de Plataformas de Ação, que são divididas em sete grupos temáticos, são eles:
A) Ação pela água;
B) Ação pelo Agro Sustentável;
C) Ação pelos Direitos Humanos;
D) Ação pelo Clima;
E) Ação contra a Corrupção;
F) Ação pelos ODS;
G) Ação para Comunicar e Engajar
Criadas em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da Agenda 2030, que tem como intuito o engajamento de países nas lutas sociais e nas mudanças climáticas. Confira quais são os principais objetivos:
A) Água Potável e Saneamento: assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos;
B) Energia Acessível e Limpa: assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
C) Consumo e Produção Responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
D) Ação Contra a Mudança Global do Clima: tomar medidas urgentes, para combater a mudança do clima e seus impactos.