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Clientes denunciam fragilidade no Banestes, onde dinheiro dos correntistas está desaparecendo das contas

São inúmeros relatos de clientes reclamando da fragilidade do serviço de informática do Banestes. Um desses, um conceituado professor da rede de ensino pública, diz que “sumiu” exatos R$ 20.999,00 na sua conta na Agência Esplanada do Banestes, no Centro de Vitória

Agência Esplanada do Banestes, onde sumiu R$ 21 mil de um professor. Ele reclama da demora do banco em dar solução | Reprodução

Correntistas do Banestes estão acusando o Banestes de não oferecer segurança para seus depósitos e, por isso, vem sendo vítimas de golpes cibernéticos. Um conceituado professor da rede pública estadual, com conta corrente na Agência Esplanada, no térreo da presidente do banco estadual, no Centro Histórico de Vitória, disse que teve R$ 21 mil retirados de sua conta. Ele narrou que procurou o banco e este apenas deu um documento dando um prazo de 30 dias para promover uma investigação. Sem dinheiro, está dependendo de favores de amigos para sobreviver.

Procurado, o banco se esquivou de qualquer resposta concreta e objetiva e optou em dar uma resposta genérica, onde não diz nada sobre as acusações de ineficiência no seu sistema de proteção aos clientes. De acordo com o professor, no dia 19 de janeiro último recebeu uma ligação de um número fixo conhecido, o da própria agência e cuja numeração já sabe de cor. Nesse telefonema, uma voz feminina disse que era para comparecer à Agência Esplanada do Banestes ou fazer uma atualização no aplicativo do Banestes.  Segundo ele, desconfiado de golpes que ocorrem com frequência, não fez a atualização.

Mas, imediatamente entrou no aplicativo do Banestes no celular, com objetivo de conferir o seu saldo de exatos R$ 20.999,00. Para sua surpresa não havia mais nenhum deposito na sua conta corrente. Relatou que imediatamente foi pessoalmente à Delegacia de Crimes Cibernéticos, onde registrou a Ocorrência e dessa Delegacia se dirigiu à Agência Esplanada para apresentar o BO e pedir o imediato ressarcimento.  De acordo com o reclamante a gerência se limitou a dar um documento, onde diz que dará uma resposta em um prazo de 30 dias.

Fragilidade do sistema de informática do Banestes

A forma como o Banestes trata os clientes que são vítimas da sua baixa segurança, reforçou, Ele relatou que estava de férias, assim como todos os professores, e tinha agenda uma viagem ao exterior, que precisou ser cancelada. Sem dinheiro nenhum disse que usar o transporte coletivo e até mesmo para fazer um simples lanche, o que passou a ser dependente de contribuição de pessoas amigas.

Ao ser questionado sobre a fragilidade do aplicativo do Banestes e da falta de uma rapidez na devolução do dinheiro, o Banestes se esquivou e deu uma resposta genérica em uma nota. Ao voltar a entrar em contato com o banco, diante da nota que não diz nada de concreto, a Assessoria de Imprensa do Banestes disse que essa “é uma resposta padrão”. E não foi dado prazo de quando o dinheiro será devolvido e nem se o banco vai verificar a fragilidade de como o dinheiro dos seus clientes pode ser retirado por terceiros.

Resposta do Banestes

Leia a seguir a íntegra da resposta do Banestes aos questionados específicos desse caso relatado:

”Com a pandemia e o crescimento de transações virtuais, os golpes também aumentaram. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no primeiro bimestre de 2021 os ataques de phishing – tipo de técnica utilizada para enganar pessoas e coletar dados confidenciais – cresceu 100% em relação ao ano passado. Já os golpes da falsa central telefônica e falso funcionário de banco tiveram crescimento ainda maior, de 340%. Saiba que os criminosos estão cada vez mais sofisticados e atentos às mudanças de hábitos das pessoas, com o objetivo de aumentar sua lista de vítimas.

O Banestes investe em segurança continuamente, visando responder os ataques de forma rápida e eficaz, e conta com excelentes sistema de segurança, mas não há como interferir na comunicação de terceiros mal intencionados com o cliente. Trata-se de um problema de segurança pública.

É fundamental que o correntista tenha consciência de sua participação na segurança do seu patrimônio, mantendo a guarda de seus dados pessoais e confidenciais, bem como acessar exclusivamente os canais oficiais da instituição. O Banestes nunca entra em contato com o cliente solicitando que ele execute uma transação ou que ele desfaça uma transação. Da mesma forma, o banco nunca liga solicitando que o cliente digite senha, Btoken ou dê informações. Na dúvida, desligue o telefone e ligue de outro aparelho para nossa central 0800 727 0474 ou fale com o seu gerente. O número de contato de sua agência pode ser obtido em nosso site oficial: www.banestes.com.br.

Cada caso apurado é investigado, e o parecer sobre a solução será emitido após a investigação.

O Banestes tem realizado diversas campanhas de prevenção à fraudes, por meio de divulgação nas mídias sociais oficiais, envios de sms/push via aplicativos, emissão de alerta nos canais Internet Banking e mobile e no site institucional.

Como se proteger

–  O Banestes nunca liga para os clientes, solicitando dados de acesso, senhas ou códigos dos dispositivos de segurança, acesso a sites não oficiais ou execução de downloads.

–  O Banco nunca liga solicitando acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualizações com digitação de senhas ou códigos de dispositivos de segurança.

–  O Banestes não entra em contato solicitando código do BToken, nem foto do código.

–  O Banco não entra em contato para agendar a entrega de cartões de crédito.

–  O Banco não solicita seus dados, suas senhas ou códigos de acesso para contestar transações ou desabilitar/atualizar dispositivos do App Banestes ou App Banestes Cartões.

– Desconfie de ofertas milagrosas ou solicitações urgentes, em geral os golpistas utilizam-se dessas abordagens para envolvê-lo”.