fbpx
Início > Cloroquina não funciona em ratos, macacos e nem em humanos, diz depoente na CPI

Cloroquina não funciona em ratos, macacos e nem em humanos, diz depoente na CPI

Microbiologista detalhou para senadores da CPI que a cloroquina não funciona em seres vivos, humanos ou animais | Foto: Senado

A microbiologista Natalia Pasternak disse, em depoimento à Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Pandemia, nesta sexta-feira (11), que a cloroquina prescrita politicamente por médicos bolsonaristas como “tratamento precoce”, não tem nenhuma eficácia no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “A Cloroquina não funciona em camundongos, não funciona em macacos e também já sabemos que não funciona em humanos. A gente só não testou em emas por que as emas fugiram, mas no resto a gente testou em tudo e não funcionou”, disse a convida para depor na CPI.

Trecho do depoimento da microbiologista onde ela refuta o negacionismo do presidente em relação ao coronavírus | Vídeo: TV Senado

A doutora em microbiologia explicou que o fármaco foi testado em diferentes organismos, e que a cloroquina  simplesmente não funciona. Ao ser questionada pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), sobre o uso de medicamentos para prevenir o contágio da Sars-CoV-2, Natalia disse que a ineficácia do tratamento é comprovada pelo método científico, pautada em testes, e que a única maneira de combater a Covid-19 é através da vacina.

“Não é surpresa que a gente não tenha remédio para Covid-19, surpresa é que a gente ainda não tenha vacina no Brasil em quantidade suficiente”, reiterou. O depoimento é mais uma contribuição para encurralar o negaconista Jair Bolsonaro, atual presidente da República, que fez todos os esforços para não comprar a vacina e estimular o uso de medicamentos sem nenhuma eficácia contra o Covid-19.