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Comércio capixaba espera movimentar R$ 50 milhões em vendas no Dia dos Namorados


A data vai ser comemorada nesta próxima quarta-feira (12)


Dia dos Namorados deve movimentar R$ 23 bilhões no comércio de todo o Brasil, diz pesquisa CNDL/SPC Brasil | Fotos: Freepik e Reprodução

A expectativa de vendas para o Dia dos Namorados 2024 é de movimentar R$ 50 milhões no comércio do Espírito Santo, segundo relatório divulgado pelo observatório do Connect da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), nesta sexta-feira (10). Confirmada essa estimativa, o resultado representará um crescimento real em torno de 5% no faturamento em relação a 2023, acompanhando a média nacional.

Os produtos mais procurados serão do ramo de vestuário, calçados e acessórios, que devem responder por 42% do faturamento. Eletroeletrônicos e utilidades (28%), supermercados (11%) e perfumaria e cosméticos (10%) também estão entre os mais demandados.

Data importante para o comércio

“É uma data importante para o comércio, além da demanda do consumidor por produtos, também há o movimento do setor de serviços, como bares e restaurantes, presentes personalizados, salão de beleza, hotéis, entre outros”, afirma a pesquisadora responsável pelo Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, doutora em Administração.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em todo o Brasil , foi estimado um avanço de 5,6% em relação ao ano passado, com faturamento de cerca de R$ 2,59 bilhões.

Pesquisa do CNDL/SPC Brasil mostrou que sete em cada dez consumidores (67%) pretendem adquirir algum produto ou serviço para o Dia dos Namorados. Em média, o consumidor pretende comprar de um a dois presentes para comemorar a data, com um valor de gasto médio de cerca de R$ 240,00. As lojas físicas apareceram como o principal local de compra (57%) e 33% dos consumidores pretendem fazer as compras pela internet.

“Quem vai celebrar a data, costuma sair para comprar um presente, mas aproveita para comprar a sua roupa, o seu calçado, a sua peça também. Uma compra para si mesmo e outra para presentear. Os produtos também possuem valor um pouco mais agregado, um pouco mais valorizados”, explica José Carlos Bergamin, vice-presidente da Fecomércio-ES e diretor geral da marca Konyk.

Curiosidades apontadas pela Fecomércio:

  • – Os dados revelam que 29% das pessoas reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro.
  • – Também mostram que 32% das pessoas pretenderem ir às compras mesmo com contas em atraso, sendo que 68% estão com nome sujo atualmente.
No Brasil., o Dia dos Namorados é uma data importante para impulsionar as vendas do comércio | Foto: Reprodução

Pesquisa CNDL/ SPC Brasil prevê que data trará vendas de R$ 23 bilhões

O Dia dos Namorados, a ser comemorado nesta próxima quarta-feira (12), deve levar 96 milhões de consumidores brasileiros às compras, é o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o levantamento, 59% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. A estimativa mostra uma queda numérica de 3,8 milhões em comparação com o ano passado.

Os esposos ou as esposas aparecem em primeiro lugar (54%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 37% pretendem presentear os(as) namorados(as). Entre os que não vão comprar presentes, 53% não têm namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 13% vão priorizar o pagamento de dívidas e 11% não tem dinheiro. De acordo com o levantamento, 56% dos consumidores afirmam que devem comprar um único presente, enquanto 32% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes.

“A pesquisa aponta uma pequena queda no número de consumidores que deverão ir às compras no Dia dos Namorados este ano na comparação com o ano passado. Apesar disso, a data é de grande importância para a economia, movimentando tanto o comércio, quanto bares, restaurantes, hotéis e até mesmo viagens”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Consumidores vão gastar em média R$ 238 com presentes. Cosméticos, roupas e calçados lideram o ranking dos itens mais procurados  A pesquisa mostra que com relação às compras pretendidas, 34% esperam gastar mais este ano do que em 2023, 33% pretendem gastar o mesmo valor e 18% menos.

Comparado ao ano passado, 38% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos, 23% devem comprar mais e 17% comprar menos. Entre as razões para gastar mais, os consumidores afirmaram que: pretendem comprar um presente melhor (61%, principalmente os não casados), que os produtos estão mais caros (25%) e que vão comprar mais presentes (20%).

Já entre os que pretendem gastar menos, 27% estão com a situação financeira difícil, 22% atribuem a instabilidade econômica e 20% para economizar. Entre os entrevistados, 61% consideram que os preços dos presentes este ano estão mais caros do que ano passado. 33% acreditam que estão na mesma faixa de preço e 6% que estão mais baratos. 76% pretendem fazer pesquisa de preço antes das compras, principalmente pela internet.

Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 238 com os presentes do Dia dos Namorados. Com isso, estima-se movimentar R$ 22,81 bilhões no varejo e serviços. A principal forma de pagamento será à vista (65%), enquanto 33% comprarão parcelado. As principais modalidades de pagamento serão: cartão de crédito parcelado (31%), PIX (27%) e cartão de débito (13%).

Os presentes mais procurados serão perfumes, cosméticos e maquiagem (39%), roupas (37%), calçados (24%), um jantar (20%) e bombons e chocolates (18%). Quanto às comemorações, 37% planejam comemorar a data na própria casa, 29% em um restaurante e 9% na casa do namorado(a) /noivo (a). E 71% acreditam que vão receber presentes na data.

57% pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas

Sete em cada dez dos consumidores (67%) pretendem adquirir algum produto ou serviço para se preparar para o Dia dos Namorados, principalmente roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (24%), lingeries e peças íntimas (20%), calçados (16%) e tratamento estético (13%).

Na hora de escolher o local de compra, 57% pretendem fazer as compras em lojas físicas e 33% pela internet. Os principais locais de compra serão: lojas online (31%), shopping center (23%), shopping popular (12%) e lojas de departamento (8%).

Entre os que dizem que irão comprar pela internet, 67% pretendem comprar em aplicativos, 62% em sites e 13% pelo Instagram. Os tipos de sites / lojas online mais citadas são de varejistas nacionais (60%), varejistas internacionais (60%), seguidos dos sites de compra e venda de produtos novos ou usados (33%) e sites de lojas de maquiagem, perfumes, etc. (29%).

Considerando os que pretendem comprar presentes em sites ou aplicativos internacionais, as lojas mais citadas foram: Amazon (69%), Shopee (61%) e Shein (43%).

As principais justificativas dos que pretendem comprar em sites internacionais são os: preços mais baixos (77%), a variedade de produtos (59%) e a economia de gastos (45%).

32% pretendem comprar presentes mesmo com contas em atraso

Para impressionar o parceiro, muitos consumidores não veem limites e até ignoram os compromissos financeiros já assumidos. A pesquisa mostra que 32% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, sendo que 68% estão com nome sujo.

Os dados revelam ainda que 29% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. Entre os principais motivos, 30% acreditam que o esposo(a)/namorado(a) merece, 26% querem agradar o parceiro(a), não se importando se vão gastar mais do que deveriam (sobretudo as classes A/B e os não casados) e 16% gostam de impressionar.

“O país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para comemorar a data. Não vale a pena colocar o orçamento em risco para impressionar o parceiro”, orienta a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges.