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Comércio capixaba espera movimentar R$ 68,7 milhões na Páscoa 2024


A Páscoa é considerada a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio capixaba, segundo levantamento da Equipe Connect Fecomércio-ES


Comércio capixaba espera movimentar R$ 68,7 milhões na Páscoa 2024 | Imagem: Freepik

A Páscoa 2024 deverá movimentar cerca de R$ 68,7 milhões  em vendas no comércio capixaba, segundo levantamento divulgado pela Fecomércio-ES, com base nos dados disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Confirmada essa estimativa, o resultado representará um crescimento real de 2,0% no faturamento em relação a 2023. Em todo o Brasil, a alta estimada será 4,5% em relação ao ano passado, totalizando um faturamento de R$ 3,44 bilhões.

A Páscoa abre o calendário de datas comemorativas do comércio e é considerada a sexta mais relevante para o setor. Os produtos mais procurados são os Ovos de Páscoa e os chocolates em geral. Decoração, pescados, vinhos e azeites também estão entre os produtos mais demandados. Os serviços de alimentação que oferecem a tradicional torta capixaba, consumida na Semana Santa, e refeições com frutos do mar também são bastante procurados.

Maior consumo no ES

Segundo a análise da Equipe Connect Fecomércio-ES, as famílias capixabas têm mostrado maior disposição ao consumo nos últimos meses. A disposição para as compras ficou no nível de satisfação em fevereiro deste ano, acima de cem pontos (110,7 pontos), sendo 12,2% maior do que em fevereiro de 2023.

Além da venda de produtos, uma parcela do movimento econômico estadual deverá ser impulsionada pelo turismo de lazer, devido ao feriado prolongado.

Pelo segundo ano consecutivo, a cesta de bens e serviços mais consumidos na Páscoa está um pouco mais cara. Puxada pela alta no preço do azeite de oliva (+45,7%), os itens estão cerca de 5,2% mais caros do que no ano passado.

“Os consumidores deverão pesquisar mais para tentar encontrar produtos de valores mais acessíveis. Os lojistas, por sua vez, devem estar preparados para proporcionar maior variedade e opções para todos os bolsos”, afirma Ana Carolina Júlio, pesquisadora responsável pelo Eixo Observa do Connect Fecomércio-ES.